Sabia que você também pode se aposentar por invalidez se tiver algum problema de coluna? Essa é uma informação que apesar de muito valiosa, poucos sabem!
Quer descobrir como essa forma de se aposentar funciona? Acompanhe o texto!
Benefício por incapacidade permanente
Antes de mais nada, a aposentadoria por invalidez agora é conhecida como benefício por incapacidade permanente.
Da mesma forma, esse é um dos principais benefícios que são pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Da mesma forma, ele é pago apenas para os trabalhadores e demais segurados que não podem mais exercer a sua atividade profissional de forma permanente, em decorrência de algum acidente.
Assim como nos casos de desgaste ou pelo envelhecimento dos ossos da coluna, dessa forma, muitos segurados portam problemas de saúde física que os impedem de trabalhar.
Leia mais: Cortes no Bolsa Família podem ameaçar seu benefício!
Sabemos que a coluna é o fator primordial para que possamos andar, correr ou simplesmente acenar.
Manter a saúde dela em dia é necessário para não ver a própria vida virando de cabeça para baixo por conta de um descuido com o órgão que é tão importante, do mesmo modo que é tão frágil.
Por isso é correto afirmar que certos problemas de coluna dão acesso à aposentadoria por invalidez, ou Benefício por incapacidade permanente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Doenças da coluna que geram a aposentadoria por invalidez
Conheça agora os problemas de coluna que dão acesso à aposentadoria, ou ao auxílio-doença, são eles:
- Hérnia de disco: lesão que causa dores fortes na região lombar em decorrência do envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral;
- Dor na cervical (cervicalgia): É uma dor que ocorre na região do pescoço, as causas para este problema são várias, porém a mais comum é a inflamação de músculos ou no desgaste da própria coluna vertebral.
- Discopatia degenerativa: É uma condição que causa dores cada vez mais fortes e acaba afetando os discos intervertebrais;
- Bico de Papagaio (osteofite): Essa é uma das mais comuns, e a razão dela é pelo crescimento anormal do tecido ósseo, e se não tiver cuidado pode acabar sobrecarregando a coluna e causando problemas maiores;
- Protusão discal: É quando o disco entre as vértebras, responsável por absorver impactos, fica desgastado, e as chances de causar uma paralisia permanente no portador são imensas.
Leia mais: Nubank faz alerta geral para clientes que têm dinheiro no banco; Veja aqui o que pode acontecer
Quais os requisitos para a aposentadoria por invalidez?
Para conseguir ter acesso ao benefício por incapacidade permanente – aposentadoria por invalidez – é preciso estar de acordo com as seguintes regras:
- Já está recebendo o auxílio-doença;
- Ter como comprovar a doenças ou acidente que tornou o trabalhador incapaz de voltar a trabalhar normalmente;
- Ter no mínimo 12 de contribuição a Previdência Social.
No entanto, a contribuição é dispensável quando o acidente que gerou a incapacidade de retorno às atividades de trabalho, foi gerada por acidente de trabalho!
Tem algum amigo que tem dores na coluna? Mande esse conteúdo para ele saber mais dos direitos dele!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!