Um projeto de lei em tramitação na Câmara de Deputados, em Brasília, prevê o pagamento de um salário em dobro do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) aos aposentados todo início de ano, para ajudar com as dívidas de fim de ano. O projeto ainda não foi aprovado, mas poderá beneficiar diversos brasileiros.
Continue lendo para saber como funcionará e se você é elegível para receber o pagamento dobrado.
O que é o salário em dobro do INSS?
Proposto pelo Deputado Federal Antônio Furtado, o projeto de lei 809/2022 busca garantir o pagamento de salário em dobro do INSS nos meses de janeiro ou fevereiro. De acordo com o projeto, ao receber o pagamento mensal, os beneficiários receberão um valor extra mediante à solicitação ao banco.
Leia mais: Benefício do INSS indeferido? Veja como corrigir os casos mais comuns!
O projeto ainda precisa ser aprovado nas comissões da Câmara de Deputados, Senado Federal e na Presidência da República. Após sua apresentação no dia 4 de abril de 2022, o PL já passou e fora devidamente aprovado por algumas das comissões necessárias para concluir sua passagem na Câmara dos Deputados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode receber?
O grupo de aposentados e pensionistas do INSS que serão aptos para receber o pagamento em dobro depois de aprovada a proposta inclui também aqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil, militares (ativos e inativos) e servidores públicos (ativos e inativos)
Leia mais: URGENTE! Aposentados são vítimas do GOLPE DA PROVA DE VIDA!
Como funciona?
O pagamento, na verdade, funcionará como um empréstimo. O valor será pago no início de todo ano, se assim for da vontade do beneficiário, como uma forma de ajudar na recuperação de gastos de fim de ano e a pagar as diversas cobranças que vêm com o início de um novo ano, como IPVA e IPTU.
Leia mais: Saiu agora: Projeto prevê pagamento de salário em dobro para aposentados; Saiba mais
Após o recebimento no início do ano, o beneficiário deverá pagar, em parcelas iguais, o valor designado pelos 11 meses seguintes e 13º pagamento. O empréstimo não cobrará juros, mas seguirá dessa forma para que não haja perda nos cofres públicos nacionais.
Uma vez aprovado, o projeto garantirá aos trabalhadores aposentados um respiro econômico no início do mês com o salário dobrado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!