A prova de vida está ocorrendo de forma inédita, dessa forma os aposentados precisam atentar-se! E nessa matéria vamos esclarecer todas as suas dúvidas, tendo em vista se é necessário ou não a realização da comprovação.
Como é de conhecimento geral, a prova de vida consiste em evitar fraudes e pagamentos indevidos! Nos dias de hoje, mais de 36 milhões de aposentados e demais segurados devem cumprir a comprovação para que não tem seus benefícios suspensos.
Porém, com a vinda da pandemia de Covid-19, a obrigação de realizar o exame ganhou muitos adiamentos, dessa forma em fevereiro desse ano, novas regras tiveram implementação.
Prova de vida 2022

Leia mais: Prova de vida INSS 2022 tem novas regras; Confira o que mudou
A prova de vida 2022 continua senda obrigatória, porém a realização da comprovação é realizada por métodos diferentes, sem a necessidade do segurado ir à agência bancária.
Por meio da portaria de nº 1.408 publicada no Diário Oficial da União no dia 02 de fevereiro de 2022, a comprovação não precisa mais ser exclusivamente presencial.
Posteriormente, vale frisar que agora, a prova de vida 2022 é feita por meio de cruzamento de dados do Governo Federal. Veja:
Desde o mês de fevereiro, ao contrário de o segurado ter que ir até um banco, agora, o próprio INSS que deve certificar-se e afirmar que o segurado permanece vivo.
Para aqueles que ainda preferem ir até uma agência, não está proibido, contudo atualmente é um método opcional, e não obrigatório.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais dados o INSS possui acesso para realizar o cruzamento?
Leia mais: Prova de vida INSS 2022 tem novas regras; Confira o que mudou
Como falado anteriormente o INSS deve cruzar dados do Governo para comprovar que o aposentado está vivo, dessa forma abaixo segue lista de informações utilizadas para esse devido serviço:
- Acesso a dados de votação em eleições;
- Registro de transferência de bens;
- Vacinação;
- Consultas pelo Sistema Único de Saúde;
- Renovação de documentos pessoais como RG, CNH e Passaporte;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
- Declaração do Imposto de Renda.
No caso de não cruzamento de dados, o INSS irá notificar o segurado sobre a necessidade de comparecimento à um local agendado para efetivar a comprovação.
Golpe Prova de Vida 2022 assusta aposentados!
O que muito se tem gerado preocupação em meio aos aposentados é o aumento de golpes. Desta vez os golpistas utilizam uma nova estratégia usando da prova de vida do INSS para conseguir informações dos segurados do órgão.
Leia mais: Atenção: Aposentados e Pensionistas têm direito a prova de vida domiciliar, veja como funciona
Os golpistas, antes de mais nada, vão em busca de dados das vítimas para conseguirem aplicar os golpes e tirarem dinheiro dos segurados,.
Com dados corretos e atualizados dos aposentados os fraudulentos conseguem usar suas técnicas de modo mais fácil e certeiro.
Com a mudança da prova de vida 2022, passando para cruzamento de dados ao invés de forma presencial, os vigaristas tem entrado em contato solicitando foto para finalizar o procedimento.
Dessa forma, o INSS informa que não entra em contato com nenhum beneficiário via mensagens e e-mail, além disso em hipótese algum oferecem qualquer tipo de empréstimo.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!