A prova de vida é um procedimento realizado pelos beneficiários do INSS para comprovar que estão aptos a continuar recebendo o seu salário. No ano de 2022, a forma de realizar a prova de vida acabou mudando a fim de facilitar o processo aos beneficiários.
Muitos beneficiários do INSS possuem alguma dificuldade de locomoção e, até, acabam necessitando de atendimento de terceiros para realizarem as suas tarefas cotidianas. Pensando em facilitar a vida desse público, a prova de vida no ano de 2022 passa a ser de forma automatizada, não precisando mais do deslocamento do beneficiário.
Agora, a prova de vida será por meio de cruzamento de dados dos sistemas governamentais, a nível municipal, estadual e federal. Confira mais informações sobre esse procedimento.
Leia mais: Maravilha: Aposentados tem dinheiro disponível para saque na CAIXA
Prova de vida não é mais presencial em 2022
A obrigatoriedade da prova de vida presencial não existe mais no ano de 2022 devido às mudanças nas regras para a realização do procedimento esse ano. Como já falado, haverá o cruzamento de dados dos sistemas, que servirão para comprovar que os beneficiários continuam aptos a receber do INSS.
Portanto, assim que o beneficiário utilizar algum serviço público e houver a atualização dos sistemas governamentais, isso servirá como prova de vida em 2022. Por enquanto, não está ocorrendo a suspensão dos benefícios, pois a Previdência Social tem até o final desse ano para adaptar-se às mudanças estabelecidas com o novo método da prova de vida.
Mas, afinal, oq será considerado como prova de vida em 2022? Bom, qualquer serviço que fique registrado nas plataformas do governo são consideradas. Por exemplo:
- Registros de vacina;
- Consultas pelo SUS;
- Emissão de documentos;
- Perícia Médica na Previdência;
- Votação nas eleições;
- Qualquer outro serviço que atualize as informações dos segurados do INSS.
No caso de não ser possível a comprovação por meio de cruzamento de dados, a Previdência Social emitirá uma notificação para que o beneficiário faça por conta própria. De preferência, a instituição solicita a prova de vida digital, até para facilitar ao cidadão. Veja o passo a passo.
Como fazer a prova de vida digital?

Em primeiro lugar, é preciso ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou na Secretaria Nacional de Trânsito. Além disso, precisa da validação facial no app gov.br e acesso ao comprovante pelo site sougov.br
- Acesse o aplicativo gov.br. Se ainda não tiver conta, crie uma;
- Em seguida, na tela inicial do aplicativo, clique em “Serviços” e após em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de Vida”, clique em “Prova de Vida Pendente”;
- Para autorizar, clique na tela “Autorização”;
- Faça o reconhecimento facial, seguindo as instruções. Quando terminar, clique em “OK”;
- Logo depois, na tela “Autorização”, o status vai mudar para “Autorizado”;
- Por fim, é só acompanhar a Prova de Vida pelo site do órgão pagador.
Leia mais: 14º SALÁRIO PARCELA ÚNICA R$ 2424 – NOTÍCIA INSS 2022 – Atenção aposentados do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!