Aposentados e demais beneficiários não precisam mais sair de casa para realizar o procedimento de prova de vida INSS, além disso, bloqueio no pagamento por falta de comprovação estão suspensos.
A prova de vida dos beneficiários do INSS ficou ainda mais fácil em 2023. Veja o que você deve fazer.
Prova de vida INSS mudou, agora, veja o que fazer para não perder o seu benefício e continuar recebendo mensalmente os pagamentos.
Como faço para consultar benefício?
Para consultar o benefício, e verificar a última prova de vida realizada ou outras demais informações adicionais sobre o benefício, o cidadão pode tanto utilizar o aplicativo quanto ligar na Central de atendimento do INSS 135, que está disponível se segunda a sábado, entre 7h e 22h.
Leia mais: Novo Benefício Social Diminui Custos Da Telefonia! Veja Então Quem Pode Se Inscrever Aqui
Não é necessário que o cidadão vá até uma agência do INSS para fazer o procedimento de comprovação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
João financeira últimas notícias de hoje
É válido mencionar, em primeiro lugar, que o aposentados do INSS só deverá fazer a comprovação quando for notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida. Isso acontece quando o cruzamento de dados não é possível.
Por meio de uma nota publicada no dia 11 de janeiro, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que não haverá bloqueio dos benefícios por falta de prova de vida durante o período de implementação do novo sistema.
Prova de vida cruzamento de dados
Desde a vinda de 2023, o INSS realiza o cruzamento de dados públicos sobre o beneficiário para confirmar que o mesmo está vivo e apto para continuar recebendo os seus pagamentos. O INSS leva em consideração alguns atos registrados em bases de dados como prova de vida. Veja:
Leia mais: Acaba de sair: GOVERNO SUSPENDE BOLSA FAMÍLIA até fevereiro; Entenda como vai funcionar
Basicamente, são utilizadas informações mantidas de forma atualizadas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais, municipais, bem como bases de dados privadas que mantêm acordo de cooperação com o instituto.
Dados que servem como prova de vida
- Acessar o aplicativo Meu INSS com o selo ouro (nível máximo de segurança das contas gov.br) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos, entidades públicas com certificação e controle de acesso;
- Realizar empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Realizar atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- Realizar perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde ou em rede conveniada;
- Ser vacinado (a);
- Cadastrar ou atualizar suas informações nos órgãos de trânsito, ou de segurança pública;
- Atualizar informações no Cadastro Único (opção válida apenas quando a atualização é feita pela pessoa responsável pelo grupo familiar);
- Votar nas eleições;
- Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
- Receber benefício social por reconhecimento biométrico;
- Ter seu nome na declaração anual do imposto de renda, seja como titular ou dependente.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!