A prova de vida dos segurados do INSS vai mudar em 2023. Confira aqui as novas mudanças já garantidas para a prova de vida 2023!
Para todo e qualquer beneficiário do INSS que precise realizar a Prova de Vida, o procedimento será extremamente facilitado no ano de 2023, tornando-se totalmente automatizado! Confira!
O que é a prova de vida?
Quem recebe benefícios do INSS certamente já ouviu falar da prova de vida. Através da prova de vida o INSS consegue verificar se seus beneficiários ainda estão aptos a receber seus benefícios, eliminando assim pagamentos datados.
Dessa forma, a prova de vida do INSS trata-se de um procedimento onde o beneficiário prova que ainda tem direito de receber seu benefício, evitando assim suspensões e cancelamentos.
Tradicionalmente a prova de vida era feita de forma presencial, ou seja, o beneficiário deveria apresentar-se a alguma agência responsável pelo procedimento, garantindo assim a manutenção do seu benefício.
Todavia, em 2023 tudo mudará, de modo que beneficiários do órgão agora terão a opção de realizar a prova de vida automaticamente, através de diversas ações e atividades diárias e cotidianas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como ocorre a prova de vida em 2023?
Como dito anteriormente, no ano de 2023 a prova de vida do INSS será feita de forma automatizada, dessa forma diversas atividades cotidianas serão utilizadas para caracterizar prova de vida.
Um dos exemplos mais citados é o voto nas eleições de 2022, que valerá como prova de vida para este próximo ano.
Leia também: Novidade: Presidente Lula assina medidas que vão afetar os aposentados; veja quais são
Outros exemplos da prova de vida você confere abaixo:
- Registros de vacinação;
- Consultas realizadas no SUS (Sistema Único de Saúde);
- Emissão de passaportes, carteiras de identidade, carteiras de habilitação para motoristas e mais.
Leia em seguida: Aposentados do INSS vão receber três parcelas de R$1500? Veja quem recebe esse valor extra! Saiba como receber
Se o INSS não detectar a prova de vida em até 10 meses antes ou depois do nascimento do beneficiário, recai sobre o órgão a obrigação de buscar outras formas de detectá-la e notificar o beneficiário, antes mesmo de suspender o pagamento.
Veja o vídeo: Aumento do salário mínimo confirmado para 2023, qual o valor? Confira agora!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de salário do INSS pode chegar para aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!