Desde o ano de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, a prova de vida do INSS parou temporariamente de ser obrigatória! Vale ressaltar que essa medida era feita todos os anos como uma forma de comprovação de que os beneficiários da autarquia estavam vivos e, desse modo, aptos a continuar recebendo o seguro.
Entenda mais informações sobre como deve funcionar a prova de vida do INSS para o ano de 2023 no artigo em seguida!
Qual razões levaram a suspensão da prova de vida do INSS?
Agora, com o controle dos casos da doença e a retomada de ritmo da economia interna do país, o INSS deve voltar a exigir a prova de vida aos seus segurados! É importante ficar atento, pois mesmo os aposentados e pensionistas mais antigos, pois em 2023 a comprovação vai funcionar de outra forma.
Antigamente, o processo era feito obrigatoriamente nas agências previdenciárias físicas e, mesmo com agendamento, acaba gerando filas enorme e muito tempo de espera. Um dos motivos que levou a suspensão da prova de vida foi a aglomeração que era gerada nas filas.
Além disso, uma outra razão que fez com que o INSS suspendesse a prova de vida ao longo de quase 3 anos foi a situação de vulnerabilidade financeira que diversos cidadãos brasileiros se encontraram nos momentos de pico da pandemia.
Leia em seguida: Quem contribuiu com o INSS antes de 1994 vai ter direito a receber muita grana do INSS!
Como vai funcionar a prova de vida do INSS em 2023?
Antes da suspensão da prova de vida, partia do aposentado ou pensionista o pedido dessa validação. Entretanto, a partir do ano de 2023, o processo vai mudar.
De acordo com o INSS, a checagem deve ser feita de forma totalmente digital e automática. Isso vai ser possível graças a um novo sistema que cruza bases de dados de diversos órgãos públicos.
Essa mudança nas normas já foi oficializada durante o começo do ano, em fevereiro de 2022, mas a obrigatoriedade só vai começar a valer depois do dia 31 de dezembro de 2022.
Ou seja, no momento o INSS não está autorizada a suspender o seguro de um beneficiário tendo como justificativa a ausência da prova de vida.
Esse novo sistema identifica atividades recentes dos segurados, que não necessariamente são diretamente relacionadas aos serviços do INSS. Um exemplo é o comprovante de voto nas últimas eleições, que vai ser válido como prova de vida, já que a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é um dos que consta nesse sistema de cruzamento.
Leia em seguida: 14º SALÁRIO DO INSS: ABONO EXTRA DE R$2424 SERÁ PAGO HOJE (20)??? Veja quem recebe
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!