Aposentados e pensionistas do INSS devem se manter atentos, isto porque tem novas regras da prova de vida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desse modo, os beneficiários do instituto devem ficar atentos para que o seu benefícios não seja suspenso.
Desse modo, a grande novidade é que não será mais necessário que o segurado se dirija pessoalmente ao banco responsável pelo repasse do valor do beneficio, por exemplo, para comprovar a vida. Sendo assim, a prova de vida será feita de forma automática e será utilizado o cruzamento de dados de órgãos públicos federais, estaduais e municipais para verificar se o segurado está com vida ou não.
Dessa forma, o comparecimento em eleições pode ser uma forma de comprovar a vida do segurado, ou emissão de passaporte, entre outros dados que poderão ser cruzados.
Porém, até o dia 31 de dezembro deste ano fazer a prova de vida não é obrigatória. Desse modo, aqueles que não comprovarem a vida até o final deste ano não vão ter o seu beneficio suspenso.
No entanto, a partir do próximo ano, a comprovação de vida é obrigatória e caso o segurado não faça a mesma, terá o beneficio suspenso.
Por outro lado, como será feito o cruzamento de informações do beneficiário do INSS para verificar se o mesmo está com vida é necessário que os aposentados e pensionistas da previdência social mantenham os seus dados cadastrais atualizados.
Sendo assim, será necessário manter os dados atualizados. Ademais, a prova de vida poderá ser feita por meio de registro de vacinação, consulta no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de votação, emissão de passaporte, emissão de carteira de identidade ou até mesmo CNH. No entanto, ainda existem diversos outros documentos que poderão ser utilizados.
E se os dados cruzados não forem o suficiente?
Os segurados não precisam se preocupar no caso de seus dados não comprovarem a vida. Já que o INSS enviará notificação para que o segurado faça a prova de vida. Sendo que o segurado poderá escolher em fazer de forma eletrônica, já que o aplicativo do MEU INSS disponibiliza está função ou se deseja comparecer a uma agencia do INSS ou caixa eletrônico da instituição bancária responsável pelo repasse dos valores do beneficio do instituto.
Leia Mais: Lula vai pagar até R$ 900 de Bolsa Família em 2023; saiba mais
Como fazer a prova de vida?
Para garantir que sua prova de vida será válida, veja as formas aceitas pelo INSS:
Leia Mais: Saiba quais são as doenças que dão direito a pagamento mensal do INSS
- acesso ao aplicativo “Meu INSS”, devendo ser utilizado o reconhecimento facial com a câmera de selfie do celular;
- contratação ou renovação de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;
- atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras; de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;
- vacinação
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- votação nas eleições
- atualizações no CADÚNICO, somente quando for efetuada pelo responsável pelo Grupo;
- emissão ou renovação de: passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou o reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; e
- declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Leia Mais: Veja o calendário de pagamentos do Auxílio Caminhoneiros em dezembro
E então, gostou do conteúdo sobre as novas regras da prova de vida do INSS? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os PAGAMENTOS EXTRAS PARA APOSENTADOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Pagamento EXTRA acaba de ser LIBERADO! Vitória dos aposentados
Confira notícias agora sobre a aprovação do 14º Salário
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.