Devido à chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu suspender a obrigatoriedade da Prova de Vida, para evitar aglomerações, principalmente por se tratar de grupos de idosos e pessoas com comorbidades.
No entanto, após esses 3 anos, a Prova de Vida do INSS vai voltar a ser obrigatória, porém, com novas regras que já vão começar a vigorar, confira como vai funcionar.
O que é a Prova de Vida do INSS?
A Prova de Vida do INSS é um processo para verificar os benefícios pagos aos segurados, de forma a tentar identificar fraudes ou uso de má-fé dos benefícios. Pois acontece que às vezes mesmo o beneficiário estando falecido, os familiares se aproveitam do benefício, continuando a receber o valor mensal.
Leia Mais: OFICIAL! STF acaba com APOSENTADORIA ESPECIAL? Confira as últimas notícias
Desse modo, para evitar que o INSS pague o benefício de forma incorreta e tenha prejuízo, o processo da prova de vida é feito, para que o segurado possa provar que ainda está vivo e manter o pagamento do seu benefício.
Como será feita a prova de vida do INSS em 2023?
Para evitar que os beneficiários se desloquem até uma agência da previdência social e evitar as longas filas e aglomerações, o INSS criou um novo sistema de cruzamento de dados para que o processo da prova de vida seja analisado.
Leia Mais: Beneficiários do INSS receberão 1 bilhão em atrasados! Consulte seu nome na lista!
Desse modo, em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, utilizará os dados obtidos por estas instituições para determinar que o segurado está vivo.
Assim, serão analisados dados de atividades do segurado para comprovar sua vida, como registro de vacinação, utilização do SUS (Sistema Único de Saúde), emissão de novos documentos (passaportes, carteira de identidade, emissão de CNH).
Aprovação da prova de vida do INSS
Caso o INSS identificar atividade do segurado, a Prova de Vida vai ser aprovada automaticamente concluindo que o beneficiário está vivo.
No entanto, caso não seja identificada nenhuma atividade, o segurado vai ser notificado para que realize a prova de vida de forma direta online, ou então se dirigir a uma agência para que possa realizar o processo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.