Neste ano de 2022, de acordo com uma portaria, estipulou novas regras para a Prova de Vida aos aposentados do INSS. Confira:
Devido à pandemia Covid-19, em 2020 e 2021, tivemos a suspensão da Prova de Vida, para dessa forma, evitar que peguem esta doença. Neste ano de 2022, então acabou ocorrendo algumas alterações, trazendo assim novas regras para a Prova de Vida aos aposentados do INSS.
Essas novas regras estipuladas para a Prova de Vida INSS, veio com uma portaria divulgas em 2 de fevereiro desse ano de 2022. Conforme a portaria, agora esse procedimento não será mais obrigatório ser feito de forma presencial como era antes.
Desse modo, os aposentados e pensionistas do INSS, não precisam mais se preocupar em realizar este procedimento. Com as novas regras da Prova de Vida, agora fica de encargo do próprio INSS realizar o procedimento.
Viu isso? Você pode ter dinheiro esquecido em contas: Saiba como consultar
Novas regras da Prova de Vida aos aposentados do INSS:
De acordo com as novas regras da Prova de Vida, os aposentados do INSS não precisam mais se preocupar com a realização do procedimento. Agora, a prova de vida vai ser feita por meio do cruzamento de dados, tendo como base os sistemas do Governo Federal.
Desse modo, no momento que o aposentado realizar alguma movimentação nestas bases do Governo Federal, vai contar como prova de vida. Estas bases de dados, seria vários pontos que vão contar como base para a comprovação que o beneficiário ainda está vivo. Confira então, quais seriam as bases para comprovação de vida:
- Recebimento do benefício previdenciário por meio de reconhecimento biométrico;
- Votação em eleições;
- Realização de vacinas;
- Perícia médica online ou presencial;
- Atendimento médico via SUS;
- Renovação ou emissão de CNH e documento de identidade;
- Atendimento presencial em alguma agência do INSS;
- Na contratação de empréstimos consignados;
- Utilização do aplicativo Meu INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, quando o aposentado ou pensionista do INSS, realizar algum dos atos em cima, vai ser contado como Prova de Vida, de acordo com as novas regras. Dessa forma, para os aposentados e pensionistas, isso é uma grande novidade, por não terem que se preocupar com a realização desse procedimento.
Casos que a prova de vida não pode ser realizada:
Pode vir ocorrer casos, que a prova de vida não pode ser realizada, nestes casos, é que o beneficiário do INSS, não realizou nenhuma das movimentações dos itens citados acima. Porém, nestes casos, de acordo com as novas regras, o INSS deverá notificar os aposentados que não foi possível realizar a prova de vida.
Mesmo assim, o beneficiário não terá que realizar o procedimento presencial, o INSS terá que então de alguma forma realizar o procedimento, sem fazer que o beneficiário saia de casa. Com isso, deverá que realizar o procedimento por meio de biometria, ou encaminhar algum servidor até a casa do beneficiário.
Veja agora! INSS: Novo valor será pago para os aposentados em agosto
De acordo com as novas regras da Prova de Vida do INSS, não será cortado os benefícios neste ano de 2022, pela falta do procedimento. Como então, ainda o INSS deve ver bem certo, como vai se suceder com estas novas regras.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!