A Prova da Vida é uma forma de o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garantir que está pagando o benefício apenas para quem tem direito. Isto porque, familiares dos beneficiários do INSS poderiam continuar recebendo o valor do benefício, mesmo se o segurado já houvesse falecido.
Dessa forma, a Prova de Vida foi criada como uma forma de o instituto encerrar benefícios de segurados que já não estão mais vivos. Sendo que assim diminui os gastos dos cofres públicos.
Portanto, a prova de vida é bastante importante para os segurados da previdência social. Já que aqueles que não comprovam que estão vivos podem ter o benefício suspenso e até mesmo cancelado. Sendo assim, veja como vai funcionar a prova de vida em 2023.
A prova de vida é obrigatória?
Devido a Pandemia do Covid-19 a prova de vida deixou de ser obrigatória até o dia 31 de dezembro de 2022.
Leia Mais: Notícia Boa: Folha de pagamento dos aposentados vai ter SURPRESA! Ótima notícia
Porém, agora em 2023, o programa voltou e os aposentados e pensionistas do INSS deverão comprovar que estão com vida para garantir que vai continuar recebendo o benefício.
No entanto, este ano a prova de vida será feita de uma forma diferente e os beneficiários do INSS não precisam mais enfrentar as filas quilométricas em sua agência bancária ou na agência do INSS para comprovar a vida.
Como será a prova de vida em 2023?
Como forma de facilitar a vida dos segurados da previdência social, o INSS modificou a forma da prova de vida para 2023. Sendo que este ano é o próprio instituto que vai verificar se os aposentados e pensionistas estão vivos.
Leia Mais: Você tem mais de 60 anos? Veja como liberar esses 4 benefícios
A iniciativa de que o INSS irá fazer a prova de vida é uma forma de evitar que os segurados do instituto precisem se deslocar e ainda enfrentar filar e aglomerações para provar a vida.
Ademais, a nova forma de prova de vida será mais rápida e eficaz. Isto porque, o INSS, por meio de uma parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, vai cruzar os dados obtidos por estes parceiros e assim vai conseguir detectar as atividades do segurado e determinar que o mesmo está com vida.
Sendo assim, o instituto poderá identificar se o segurado está vivo, por meio de registro de vacinação, utilização do Sistema Único de Saúde, emissão de passaporte, comprovante de voto nas eleições, emissão de carteira de identidade, emissão de CNH, entre outros dados.
E quem não comprovar a vida?
Se o INSS não conseguir por meio do cruzamento de dados identificar se o aposentado ou pensionista está vivo, será enviada uma notificação para o segurado realizar a prova de vida.
Desse modo, o beneficiário do INSS poderá fazer a prova de vida por meio do próprio aplicativo do MEU INSS ou poderá se deslocar a uma agência bancária para realizar a prova de vida.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira mais novidades sobre pagamentos do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.