Você sabia? Agora é o INSS que devem comprovar a falta da prova de vida, automatizando todo o processo para o segurado! Confira!
Beneficiários do INSS como um todo terão diversas facilidades para realizar a prova de vida em 2023, uma vez que o processo será totalmente automatizado.
Preciso fazer a prova de vida em 2023?
Sim! Em 2023 a prova de vida, suspensa no ano passado, volta a ser obrigatória, mas mais simples do que nunca. Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem estar sempre com a prova de vida realizada, evitando assim a suspensão ou cancelamento de seus benefícios.
Tradicionalmente a checagem era realizada por comparecimento presencial a uma agência do INSS, com o ônus da prova decaindo sob o próprio beneficiado. Todavia novas mudanças em 2023 invertem este ônus da prova, de modo que agora é o INSS quem deve correr atrás do prejuízo.
Leia mais: Aumento do salário mínimo tem valores diferentes; Veja agora qual será o novo valor!
Dito isso, visando automatizar todo o processo para ambos os lados, o INSS agora implementa um novo serviço de prova de vida, realizado através de cruzamentos de dados do próprio INSS e outros órgãos do Governo Federal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Preciso pagar para fazer a nova prova de vida?
Não! A nova prova de vida automática do INSS será gratuita, realizada através do cruzamento de dados entre o INSS e outras pastas públicas. Por exemplo, quem votou nas eleições de 2022 tem a prova de vida deste ano já garantida.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto OFICIAL AGORA
Diversas outras atividades serão contabilizadas como prova de vida, como registros de vacinação, consultas realizadas no SUS (Sistema Único de Saúde), emissão de passaportes, carteiras de identidade, carteiras de habilitação para motoristas e mais.
Leia em seguida: INSS anuncia corte nos benefícios: Saiba quem vai perder o benefício – Veja lista de quem vai perder o benefício
Há também especulações de que o mero acesso ao aplicativo MEU INSS, assim disponível gratuitamente para celulares Android ou iOS, também contabilizará a prova de vida.
Todavia, na falha em detectar a prova de vida automática, o INSS fica incumbido de notificar o beneficiário, elaborando assim um contato direto que estabeleça a prova de vida.
Veja em seguida: Aumento de salário não vai sair em 2023? O que houve com o novo salário mínimo? Veja o vídeo!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Aposentados Ficam Preocupados com Anúncio do INSS: Veja Aqui
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!