Prova de vida: prazo final dia 31!
Os servidores aposentados e pensionistas, do Poder Executivo Federal, além dos anistiados políticos, devem realizar a prova de vida até dia 31 de dezembro, que se refere ao mês de janeiro do ano de 2020 a setembro desse ano, evitando assim, a suspensão do seu benefício.
Leia mais: Como conseguir auxílio-doença por depressão?
O beneficiário, poderá realizar sua prova de vida, se deslocando pessoalmente até a agência bancária que, esteja cadastrado o pagamento do seu benefício, tendo em mãos documento de identificação com foto para realizar o procedimento.
Vale destacar, que no dia 31, último dia do ano, a prova de vida somente poderá ser feita digitalmente, pois os bancos estarão com atendimento fechado ao público.
Dessa forma, a prova de vida digital, pode ser feita pelo segurado através da biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Assim, o cidadão precisará instalar o aplicativo gov.br em seu celular, ou o SouGOV.BR, que foi desenvolvido para uso dos servidores ativos, pensionistas e aposentados da Administração Pública Federal, possuem programação para lembrar os servidores inativos sobre o prazo para fazer a prova de vida.
Leia mais: INSS: quando devo começar a contribuir?
Além disso, devido à pandemia decorrente do Coid-19, a comprovação de vida para servidos públicos inativos e dos anistiados políticos, entre os meses de janeiro (2020) a setembro (2021), ficou suspensa, desse modo, voltou a ser obrigatória a partir de outubro, para os beneficiários nascidos nos meses de novembro e dezembro.
Já, os pensionistas e aposentados do setor privado, que recebem o benefício pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a prova de vida torna-se obrigatória a partir do mês de janeiro, do próximo ano. Cerca de 3,3 milhões de segurados, terão seus benefícios suspensos se acaso não realizem a comprovação em 2021.
No caso dos beneficiários da iniciativa privada, a comprovação de vida, pode ser feita nas instituições financeiras (bancos), pelo site/aplicativo Meu INSS, podendo também ser feita por biometria facial, devendo estar com o cadastro atualizado perante o TSE e o Denatran.
Para os segurados acima de 80 (oitenta) anos, ou que possuam dificuldade para se locomover, podem solicitar a comprovação de vida domiciliar, assim, precisará fazer o agendamento pelo Meu INSS, ou pelo telefone 135 da Central de Atendimento do INSS, de segunda a sábado, das 07:00h as 21:00h.
Leia mais: Quais doenças dão direito ao benefício de aposentadoria?
Se você gostou das informações sobre a prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: