Prova de vida 2022: Prazo prorrogado
Os aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram a prova de vida entre 2020 e 2021 terão prazo até junho de 2022. Esse prazo é uma prorrogação e o procedimento voltará a ser obrigatório a partir disso.
Leia mais: PIS/Pasep 2022: Pagamento em dobro?
A prova de vida para segurados do INSS havia sido suspensa durante a pandemia e retornou no dia 1º de junho de 2021, porém, voltou a ser suspensa pelo restante do ano. No ano de 2022, o procedimento será realizado no mês de aniversário de cada segurado.
Essa comprovação dos aposentados e pensionistas é necessária para que não ocorra fraudes ou pagamentos indevidos, garantindo que o destino do dinheiro seja para o próprio beneficiário. A não realização da prova de vida tem como consequência a suspensão do benefício. Com a prorrogação do prazo através de portaria publicada pela Previdência, as suspensões só irão ocorrer a partir de julho/2022.
O que acontece se perder o prazo
Caso o beneficiário perca o prazo para realizar a prova de vida, terá seu seguro suspenso. Nessa ocasião, é necessário ir pessoalmente até a agência onde recebe o benefício, munido de documentos de identificação. Para fazer a prova de vida digital (Aplicativo Meu INSS), é preciso possuir biometria cadastrada nos sistemas do Denatran ou Tribunal Superior Eleitoral.
Leia mais: Em 2022 milhões de brasileiros vão ser contemplados pela Tarifa Social
Os benefícios que são cessados devido a perda do prazo da prova de vida, precisam ter a reativação solicitada no aplicativo Meu INSS. Assim, o caso será analisado pelo INSS e essa análise pode demorar até 40 dias. Após a aprovação, o seguro é liberado em até 72 horas.
Calendário prova de vida
Leia mais: Vai ter Auxílio Brasil em janeiro?

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Se você gostou das informações sobre prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: