Ótima notícia para os beneficiários do INSS! Agora a prova de vida acontece de forma virtual. Confira mais informações.
Uma das novidades mais impactantes do INSS é a nova prova de vida, que veio facilitar a vida de milhares de brasileiros. Portanto, valendo a partir desse ano, o novo processo vai acontecer de forma automática e remota. Sendo assim, essa mudança acaba com a necessidade de comparecer em uma agência para dar continuidade aos pagamentos.
Leia mais: Pagamento do 14° salário tem mudança na CCJ
Mesmo sendo remota, a prova de vida está de volta em 2022 e por isso muitas pessoas ainda estão confusas com as mudanças que estão acontecendo. Sendo assim, é necessário destacar alguns detalhes e regras que vão guiar os aposentados e pensionistas que precisam realizar o processo esse ano. Então vamos te passar um guia.
Entenda tudo sobre a prova de vida 2022!
Mas antes, ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Preciso fazer a prova de vida em 2022?
Sim! Você precisa fazer a prova de vida agora em 2022, contudo existe uma mudança que vai facilitar tudo: a prova de vida agora é automática. No geral os segurados estão um pouco confusos, pois a obrigatoriedade voltou, mas não há necessidade de ir até uma agência, então a grande dúvida é: o que fazer?
Em primeiro lugar é bastante importante lembrar que a lei prevê que essa confirmação aconteça anualmente. Além disso, ela está totalmente ligada às questões de segurança do INSS. Assim, a prova de vida reduz drasticamente a margem de golpes e depósitos indevidos. Por isso, todas as pessoas que têm mais de um ano como aposentados, pensionistas e beneficiários assistenciais devem fazer.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nesse caso, o prazo vigente para as primeiras provas de 2022 foi destinado para aquelas pessoas que estão com o processo suspenso desde 2020. Esses tiveram até o dia 25 de fevereiro para realizar a comprovação. Daí em diante começa a valer o seguinte calendário:
Competência de vencimento da comprovação de vida | Competência de bloqueio |
Até dezembro/2020 | Fevereiro/2022 |
Janeiro a Junho/2021 | Março/2022 |
Julho a Agosto/2021 | Abril/2022 |
Setembro e Outubro/2021 | Maio/2022 |
Novembro e Dezembro/2021 | Junho/2022 |
Vale lembrar que neste caso, as pessoas que não fizerem a comprovação da vida nos anos anteriores e perderam o prazo esse ano correm o risco de perder o benefício.
Prova de vida automática: como fazer?
No geral, todos aposentados e pensionistas que podem fazer a prova de vida digital vão receber uma notificação através do e-mail, SMS, ou pelo Meu INSS (aplicativo ou site). Para fazer online é necessário ter o cadastro da biometria facial, possuir o aplicativo Meu INSS instalado no seu celular e seguir estes passos:
Leia mais: Vantagens de Fazer um Seguro de Vida, Confira Aqui
- Ao abrir o aplicativo Meu INSS, o beneficiário selecionado para fazer a prova de vida digital verá que a opção está disponível
- O app então irá redirecionar o segurado para o aplicativo Meu Gov Br;
- No Meu Gov Br, clique em autorizações e clique para Autorizar a que estiver pendente;
- Clique em Realizar Validação para aceitar a autorização;
- Clique na opção Permitir para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;
- O app vai solicitar que você posicione o celular de forma a centralizar o seu rosto no círculo que surgiu na tela. Siga as instruções até que o círculo fique verde;
- Após seguir os movimentos que o app pede sua prova de vida estará concluída com sucesso.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!