No Brasil, a aposentadoria do professor acontece mais cedo do que a de outras profissões. Isso porque foi determinado pela Lei que deu origem à previdência social desde 1960.
Mais do que justo, tratar de forma diferenciada a aposentadoria do professor é antes de mais nada respeitoso e coerente.
Veja no artigo de hoje, como fica a aposentadoria do professor após a reforma previdenciária de 2019 e como dar entrada na aposentadoria.
Aposentadoria de professor: quais são as novas regras
A aposentadoria do professor deixou de ser considerada especial com a nova reforma, mas algumas regras permanecem para professores do ensino infantil, fundamental e médio.
Para se aposentar nessa categoria, você também pode exercer as seguintes funções: diretor (a), coordenador (a), orientador (a) pedagógico (a), ou exercer outras atividades administrativas na educação.
Leia mais: Atenção: Estas pessoas poderão se aposentar aos 40 anos de idade?
Outra regra é a comprovação do exercício da função ligada ao magistério durante a vida ativa. Veja agora como ficou a questão da idade mínima para aposentadoria do professor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Idade mínima para aposentadoria de professor
Com a reforma, os professores deverão ter no mínimo 60 anos e 25 anos de contribuição. Para as professoras, 57 anos e o mesmo tempo de contribuição.
Entretanto, tem uma regra a mais aqui: dos 25 anos de contribuição, 10 anos de contribuição em escola pública e 5 quando acontecer a aposentadoria.
Leia mais: Veja quem deve ficar de fora da lista de pagamentos do 13º salário do INSS em 2023; Confira
Há ainda a regra do pedágio, em que a pessoa deve cumprir 100% das novas regras para conseguir se aposentar ou a dos pontos, que resultam da soma entre a idade e o tempo de contribuição.
Para os professores da rede privada de ensino, a regra que vale é a da idade progressiva. Para professores a partir dos 57 até os 60 anos, e para professoras, dos 52 até os 57 anos.
Aposentadoria de professor: como dar entrada
Se você já cumpriu os requisitos básicos para garantir a aposentadoria do professor, basta reunir os seguintes documentos:
- Carteira de Trabalho com os registros de atividade remunerada;
- CNIS;
- Declaração do estabelecimento de ensino onde exerceu a atividade de professor;
- CTC – Certidão de Tempo de Contribuição para professores que tenham vínculo com o Regime Próprio da Previdência – RPPS.
Para garantir a aposentadoria do professor, você também pode consultar seus dados no Meu INSS e verificar se todas as informações constam lá.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Leia Também: Urgente: Saiba o que é e como fazer a perícia médica do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!