Acaba de ser divulgada decisão extraoficial tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silba em reunião com equipe ministerial. Essa decisão poderá impactar a vida de milhares de aposentados e pensionista do INSS. Entenda!
A decisão anunciada tem a ver com a taxa de juros do consignado e a suspensão dos empréstimos por parte dos bancos.
Com a nova taxa de juros de 1,7% para empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que havia sido divulgada no último dia 13 de março, mais de dez bancos confirmaram a suspensão da modalidade de crédito consignado.
A suspensão da modalidade iniciou-se na última quinta-feira (16 de março), quando se publicou no Diário Oficial a formalização das novas taxas de juros para consignados do INSS, reduzindo significantemente a taxa da modalidade.
Assim, o que era para ser uma boa notícia virou um tormento para aposentados e pensionistas do INSS. De lá para cá, uma grande mobilização por parte do governo se fez para tentar resolver a situação.
Confira aqui as últimas notícias!
Redução da taxa de juros do consignado leva bancos à suspensão do crédito
Novos anúncios envolvendo os empréstimos consignados do INSS preocupam aposentados e pensionistas em 2023. Isso, pois, no último dia 13 de março, a taxa de juros do consignado do INSS foi reduzida de 2,14% ao mês para 1,7% ao mês.
Assim, os beneficiários do órgão poderiam contratar R$ 18 mil ou mais em crédito consignado, recebendo taxas de juros ainda mais baixas. Todavia, muitos que já tem empréstimos averbados e firmados ficaram em dúvida quanto à possibilidade de que o novo regulamento contemple seus empréstimos. Infelizmente a nova decisão do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) beneficiaria apenas novas averbações e contratos, não afetando os anteriores.
No entanto, a alegria dos beneficiários do INSS não durou muito. Infelizmente, com a confirmação da nova taxa de juros no dia 16, mais de 10 bancos já confirmaram que não oferecem mais a modalidade.
Leia em seguida: Caixa Tem: Veja como excluir dispositivo cadastrado; Passo a Passo
Com esta nova taxa então estabelecida, bancos mostraram-se insatisfeitos com o novo firmamento. No dia 16 de março, grandes bancos como o Itaú e o Pan confirmaram que deixariam de oferecer o empréstimo consignado do INSS, logo após a redução da taxa de juros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Últimas notícias sobre a nova taxa de juros do consignado
Em reunião hoje, terça-feira (28), com a equipe ministerial, o presidente Lula propôs o teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS em 1,97%.
O Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%. Agora, a proposta de Lula será apresentada ao Conselho Nacional de Previdência Social, que tem a palavra final sobre a definição da taxa.
Lula se reuniu com ministros e secretários-executivos da Casa Civil e da Fazenda para discutir o assunto, depois de uma reunião anterior que terminou sem definição.
A decisão de Lula tem grande chance de ser considerada, no entanto, é uma informação extraoficial. Isto, pois, deverá ocorrer ainda hoje uma nova reunião do CNPS para aprovar definitivamente a nova taxa de juros que será praticada pelos bancos para concessão do empréstimo consignado.
Leia em seguida: Saque de contas inativas do FGTS libera grana extra para brasileiros; Veja agora
Além disso, posterior a reunião, é preciso aguardar que a mesma seja publicada no Diário Oficial da União para ter validade legal.
Seguimos aguardando as últimas notícias e traremos aqui em primeira mão para todos os aposentados e pensionistas do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja o vídeo: 13º Salário do INSS será antecipado em 2023? Veja o que decidiu o INSS.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!