Muitos segurados do INSS possuem dúvidas de como proceder caso precisem ingressar com alguma ação junto à Previdência Social. Uma dessas dúvidas é se precisam contratar um advogado para lidar com tais assuntos previdenciários. Confira agora.
O que faz um advogado previdenciário?
Um advogado especializado em causas previdenciárias, como o próprio nome já diz, trata de causas relacionadas à Previdência Social. Várias são as questões que esse profissional trata, tais como:
- aposentadoria;
- benefícios por incapacidade;
- pensão por morte;
- salário-maternidade;
- outros benefícios previdenciários;
- restituição de INSS e contribuições em atraso;
- fraudes previdenciárias.
Além disso, o advogado especializado em causas previdenciárias também auxilia o beneficiário em causas judiciais. Um exemplo recente que podemos citar é a revisão da vida toda, em que os beneficiários precisam ingressar com uma ação para solicitar os valores.
Contudo, é importante lembrar que o advogado previdenciário pode ser especializado em uma área específica. Por exemplo, somente em aposentadoria, ou somente em restituição do INSS. É preciso pesquisar antes de fazer a contratação.
Leia mais: Maravilha: Novos valores para salário do INSS são divulgados; Veja a tabela
Quando preciso contratar um advogado previdenciário?
Muitas vezes, o beneficiário não precisa contratar um advogado para ingressar com uma ação contra a Previdência Social, pois há a possibilidade de fazer tudo sozinho. O ingresso com ações ocorre por conta de erros identificados nos pagamentos, por demora, dentre outros motivos. A necessidade de um advogado se mostra quando as informações sobre as contribuições não estão totalmente corretas.
Mas, ao contrário disso, o beneficiário não vai precisar fazer a contratação de um advogado. Por exemplo, se ele possui provas de que as contribuições estão corretas, tanto o período quanto o salário, ele terá como comprovar mediante a justiça, muitas vezes até descartando o auxílio de um profissional.
O primeiro passo para descobrir se você não vai ter problema com o INSS é verificar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Além disso, se você não tiver contribuições em mais de um regime, não tiver exercido trabalhos insalubres ou no exterior, já teve processos ou qualquer outra coisa que tenha modificado o fluxo normal de suas contribuições, é quase 100% de certeza que você conseguirá fazer tudo sozinho.
Contudo, em casos em que você já fez todo o trâmite processual e o pedido acabou sendo negado, a orientação é sempre recorrer com a ajuda de um advogado previdenciário. Isso porque a Previdência Social identificou algum erro.
Leia mais: Como ver meu extrato de pagamento do INSS?
Dicas para escolher um bom profissional especializado em causas da Previdência Social
A cautela é sempre uma boa aliada na hora de escolher um profissional especializado em causas previdenciárias, principalmente porque isso vai interferir no seu futuro. Antes de mais nada, pesquise os processos nos quais esse profissional já atuou e procure recomendações.
Confira se ele sabe realizar os cálculos previdenciários e se realizou as perguntas sobre a sua vida de trabalho e contribuições. Além disso, fique atento caso esse advogado solicitar poderes para receber benefícios em seu nome. Isso pode indicar um perigo!
Veja também
Leia mais: Urgente: Pagamentos por Pensão por Morte são cancelados; Entenda o que aconteceu
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!