Importante entender que existem diversos tipos de empréstimo, como por, exemplo, para capital de giro, financiamento de veículos, crédito pessoal entre outros. Ademais, existe um tipo de empréstimo pessoal com taxa de juros reduzidos conhecido como empréstimo consignado.
Entenda as taxas de juros, como fazer, as vantagens dos diversos tipos de empréstimos.
O que é o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um valor oferecido pela instituição financeira, após uma análise cadastral para seus beneficiários. Sendo que o valor poderá ser destinado a qualquer atividade que o adquirente preferir.
Leia Mais: INSS libera datas de pagamento do seu salário desse mês
Está modalidade é feita por diversos bancos. O empréstimo pessoal também pode ser adquirido por meio de instituições financeiras, como a João Financeira.
Quais as taxas de juros do empréstimo pessoal?
O Banco Central possui uma tabela a qual é possível verificar o valor médio de juros cobrados pelos bancos em todas as modalidades de transações financeiras.
Leia Mais: 14º salário dos aposentados: Benefício pode vir em 2023!
Assim, segundo estes dados a taxa de juros do empréstimo pessoal pode varia de 3.8% a 5,8%. Isto significa, que o valor liberado para empréstimo será devolvido para o banco que o emprestou em um valor mais alto.
Isto porque, com o acréscimo do juros ao valor da parcela mensal, o adquirente do empréstimo pagará um valor a mais do que realmente recebeu.
Ao adquirir o empréstimo pessoal, o adquirente deve então ficar atento ao valor dos juros para não assinar contratos abusivos.
Como conseguir um empréstimo pessoal?
O interessado no empréstimo pessoal deve consultar junto a instituição financeira as possibilidades de crédito. Por isso, será necessário comprovar a renda recebida mensalmente, além de comprovar endereço residencial e apresentar documentos pessoais.
A instituição financeira após receber a documentação necessária fará o cruzamento de dados para verificar os valores disponíveis e apresentar uma proposta.
Assim, o contrato do empréstimo deve conter o valor que será liberado, a forma de pagamento, índice de correção monetária, juros mensais e o custo efetivo total da operação, além de outras especificações como nome dos contratantes.
E o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado funciona um pouco diferente do empréstimo pessoal, já que ele é apenas para alguns grupos de pessoas, confira:
- Aposentados e pensionistas do INSS
- Participantes do Beneficio de Prestação Continuada
- Beneficiários do Auxílio Brasil
- Servidores públicos
- Militares
- Trabalhadores celetistas
Leia Mais: Conheça tudo sobre o novo cartão benefício do INSS
O empréstimo consignado poderá assim comprometer apenas um valor especifico da renda mensal do adquirente. Para todos os grupos mencionados acima o valor da margem para empréstimo consignado é de 35%.
Desse modo, o valor do consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário. Quando o empréstimo pessoal será pago por meio de boleto.
Tendo em vista, que o valor do pagamento das parcela é descontado direto da folha de pagamento do beneficiário a taxa de juros desta modalidade de empréstimo é a menor do mercado.
Atualmente a taxa de juros para empréstimo consignado é de 2,14%.
Como adquirir o empréstimo consignado?
Aqueles que fazem parte do grupo mencionado acima que possui direito ao crédito consignado deverá procurar uma instituição financeira para consultar os valores disponíveis para empréstimo.
O valor que será liberado de empréstimo consignado dependerá do valor do salário mensal do adquirente e da margem consignável já comprometida.
Da mesma forma que no empréstimo pessoal, nos contrato de empréstimo consignado deve conter informações sobre o custo, como taxa de juros, valor liberado, número de parcelas e valor para quitação.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o MARGEM SOCIAL. Clique no link e saiba mais:
Margem Social: 20 mil reais liberados a juros baixos?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.