O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento e concessão de diversos benefícios previdenciários como o auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão, entre outros. Além dos benefícios previdenciários, o INSS, também, é responsável pelo benefício assistencial conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Portanto, os brasileiros que se encaixam nas regras para receber alguns dos benefícios do INSS, devem fazer o pedido junto ao órgão para que seja concedido algum dos benefícios previdenciários ou assistencial.
Sendo assim, após ser feito o pedido, o INSS processará o requerimento e fará a análise para definir se o segurado cumpre com as regras do benefício requerido e então após será concedido o mesmo ou não.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Direito Previdenciário (IBDP) o número de pedidos que entraram na fila de espera da concessão do benefício. Desse modo, esses dados apontam que entre a virada de 2022 para 2023 aumentaram 143.464 pedidos na fila.
Desse modo, o INSS possui uma longa fila para concessão de benefícios, o que está atrasando o recebimento da carta de concessão de muitos brasileiros.
Quanto tempo demora para o benefício do INSS ser concedido?
Devido ao aumento do número de pedidos de benefício na fila de espera, o tempo médio para a concessão dos benefícios aumento de 79 dias para 85 dias. No entanto, alguns benefícios como o auxílio-acidente de trabalho está demorando até 145 dias e a concessão da aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez, pode levar até 159 dias.
Leia Mais: Saiu agora! STF se pronuncia sobre pedido de suspensão da Revisão da Vida Toda! Veja mais
Por outro lado, a concessão do benefício do auxílio-reclusão é o que leva mais tempo, pois o mesmo pode demorar até 1.814 dias para ser concedido, ou seja, quase 5 anos. Sendo que o auxílio-reclusão é um benefício concedido para o dependente de trabalhador de baixa renda que foi preso, mas que antes disso contribuía com o INSS e cumpriu com o prazo de carência de 24 meses.
Por que o INSS está demorando a conceder os benefícios?
Muitos fatores podem ter contribuído para que o INSS ficasse sobrecarregado e sem conseguir atender a demanda que está cada vez maior. Sendo que alguns dos motivos são a demora na nomeação do presidente do INSS e convocação dos aprovados no concurso do órgão do ano passado.
Leia Mais: Atenção! Entenda como funcionam as contribuições para o INSS e garanta sua aposentadoria
Dessa forma, o governo deve procurar uma forma de resolver o problema da fila de espera e assim dar agilidade nos processos de concessão de benefício.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.