Está querendo fazer um empréstimo consignado mas ainda está com dúvidas? Então, confira as informações a seguir para sanar todas elas!
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente no salário ou aposentadoria, ou seja, sua renda fica comprometida mesmo antes de você receber.
De acordo com a lei, o valor máximo que pode ser descontado diretamente no salário ou aposentadoria é de 40% do valor total recebido, ou seja, as parcelas descontadas não podem comprometer um valor maior do que um quarto do valor recebido mensalmente. Esse valor máximo existe para que a renda mensal não seja totalmente comprometida, possibilitando assim que ainda sobre parte do salário ou aposentadoria para despesas mensais.
Leia em seguida: Pagamento do 14º salário: O que falta para ser liberado?
Quais as vantagens do empréstimo consignado?
Pelo fato do empréstimo consignado ser descontado diretamente na fonte, ou seja, a garantia do pagamento ser maior, ele apresenta algumas vantagens em relação aos outros tipos de empréstimos. Confira então algumas vantagens:
- Menor taxa de juros: as taxas de juros do Empréstimo Consignado são menores do que os outros empréstimos oferecidos no mercado, o que reduz o valor total pago por quem contrata;
- Prazos maiores: do mesmo modo, os prazos oferecidos geralmente tem maior duração, chegando até a 120 meses;
- Facilidade na liberação: pelo fato da maior segurança no pagamento das parcela, visto que as parcelas são descontadas antes mesmo do salário cair na conta, a burocracia na concessão do empréstimo consignado é bem menor, com liberação fácil e rápida.
Mas vale lembrar que existem também algumas desvantagens, visto que não tem como adiar os pagamentos e caso você perca sua fonte de renda, terá que renegociar as parcelas.
Leia em seguida: O que fazer quando se está muito endividado? Confira
Quem pode fazer?
De modo geral, para contratar um empréstimo consignado você deve ter algum contrato de trabalho com uma empresa privada ou órgão público, ou receber aposentadoria/pensão do INSS. Veja então a lista de quem pode fazer:
- Funcionário públicos
- Militares
- Aposentados e pensionista do INSS
- Trabalhadores em regime de CLT
Por outro lado, caso você não receba uma renda fixa como nos casos citados acima, a liberação do empréstimo consignado pode não acontecer. Confira então a lista de quem não pode fazer:
- Estagiários
- Trabalhadores temporários
Além disso, caso você já tenha feito outros empréstimos consignados vale lembrar que não pode comprometer mais que 40% do seu salário ou aposentadoria.
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
DICA EXTRA: Tenha todas as informações sobre Empréstimo Consignado de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui e se inscreva ou então se preferir, assista!
VEJA TAMBÉM
Mudanças no cartão de crédito para aposentados
Como organizar suas finanças pessoais? Veja as dicas
Aposentados Podem Resgatar Valores de Aposentadoria – Atrasados INSS
Saque extra para quem trabalhou entre 1971 e 1988. Veja se tem Direito