Confira agora as últimas mudanças ocorridas com a prova de vida para os beneficiários do INSS, como ela está funcionando neste ano de 2023!
A partir desse ano de 2023, a realização da prova de vida para os beneficiários do INSS acabou ficando mais fácil de ser realizada. Estas mudanças ocorridas, se veio devido à pandemia Covid-19. Com esta, em 2020 e 2021, a prova de vida acabou ficando suspensa para os beneficiários do INSS. Como grande parte dos beneficiários que deveriam realizar a prova de vida, encontra dentro dos grupos de maior risco, para evitar que estes se contaminem, ocorreu esta suspensão.
Porém, mesmo que a pandemia Covid-19 já não está mais no mesmo estágio de 2020, ocorreu o retorno do procedimento. Porém, em 2022 tivemos a publicação pelo Diário Oficial da União mudanças em relação a este procedimento. Desse modo, os aposentados do INSS, acabaram ficando beneficiados com estas mudanças por facilitar o procedimento da prova de vida.
Confira agora as últimas mudanças ocorridas na prova de vida do INSS e como os aposentados devem fazer a partir desse ano de 2023 este procedimento tão importante:
Mudanças na prova de vida 2023:
A prova de vida deve ser realizada pelos beneficiários do INSS para comprovar que estão vivos, para permanecerem recebendo o pagamento desse benefício. Com as mudanças da prova de vida, agora em 2023 não é mais necessário os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que precisam realizar o procedimento sair de casa.
Veja em seguida: INSS: Beneficiários não tem mais que fazer prova de vida em 2023? Saiba mais!
Vale ressaltar que a prova de vida, é uma ferramenta do Governo Federal que ocorra fraudes e pagamentos indevidos. Dessa forma, poupando gastos inadequados por parte do Governo Federal.
A grande mudança ocorrida, como já citada, é que a prova de vida em 2023, não precisa ser mais realizada de forma presencial. Este procedimento agora deve começar ser realizado a partir do cruzamento de dados públicos. Desse modo, confirmando que o cidadão está vivo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é considerado prova de vida em 2023:
É considerado prova de vida, em 2023, a realização de algum dos seguintes atos para permanecer então sendo contemplados pelo benefício do INSS.
- Acessando então o aplicativo Meu INSS com o selo ouro (nível máximo de segurança das contas gov.br) ou também, outros aplicativos e sistemas dos órgãos, entidades públicas com certificação e controle de acesso;
- A realização de empréstimo consignado com o reconhecimento biométrico;
- A realização de atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- Realizar a perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde, ou em rede conveniada;
- No momento que o beneficiário ser vacinado;
- Se cadastrar ou atualizar suas informações em órgãos de trânsito, ou de segurança pública;
- Atualizar então informações no Cadastro Único;
- Votar em eleições;
- Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
- Ser recebido benefício social por reconhecimento biométrico;
- Constar em seu nome na declaração anual do imposto de renda (IR), seja como titular ou dependente.
Leia mais: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil volta a ser liberado? Entenda.
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!