Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos por conta da pandemia de Covid-19 que causou o enfraquecimento da economia no país. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não tem a intenção de adiantar o 13 salário para este ano.
O 13 salário foi adiantado para os meses de abril a julho nos anos anteriores. No entanto, este ano de 2023 prevê que a regra antiga de pagamentos volte a ser exercida. Sendo assim, os beneficiários devem se preparar financeiramente para só começarem a contar com o 13 salário lá para o final do ano.
Dessa forma, veja a seguir quem tem direito a receber o 13 salário do INSS, quanto será o valor do abono, e quando as parcelas irão cair.
Quem pode receber o 13° salário do INSS?
Ainda há muitas dúvidas a respeito de quem tem direito ao abono natalino, mais conhecido como 13 salário do INSS. Para acabar de vez com o mistério, veja abaixo a lista completa dos beneficiários com direito ao valor:
- Auxílio por incapacidade temporária (ou auxílio-doença);
- auxílio-acidente;
- aposentadoria;
- salário-maternidade;
- pensão por morte;
- auxílio-reclusão.
Leia mais: Maravilha: Lula aprova extra de 25% para esses beneficiários do INSS; Veja lista
Já quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não tem direito ao 13 salário do INSS justamente por ser um benefício temporário e não previdenciário.
Qual o valor que será depositado?
A princípio, o 13 salário do INSS pode ser pago em uma única parcela. Todavia, é muito mais comum ver ele sendo pago em duas parcelas. Contudo, a segunda parcela nunca será igual à primeira, pois é nela onde são feitos os descontos no valor do abono.
Leia mais: Entenda como funciona o extrato previdenciário e como você pode obtê-lo?; Veja
Além do mais, o valor do abono é referente aos meses em que o beneficiário recebeu o salário, ou seja, se ele recebeu o ano todo, o valor do abono será equivalente a um salário. No entanto, se ele começou a receber o salário em menos de 12 meses, o valor é calculado multiplicando o número de meses em que o beneficiário do INSS recebeu.
O valor em si será equivalente ao valor do benefício pago pelo INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Calendário de pagamentos do 13 salario INSS 2023
Como dissemos anteriormente, o 13 salário do INSS é pago em duas parcelas, porém a primeira corresponde a 50% do valor do benefício, e a segunda é depositada com descontos.
O pagamento segue o número final do Número de Identificação Social (NIS).
Sendo assim a primeira parcela é paga nos dias:
Já a segunda parcela vai ser depositada nos dias:
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!