O novo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não definiu quais serão seus representantes no governo. No entanto, já se especulam como serão as nomeações e quem vai assumir as forças armadas no governo lula.
De acordo com informações, a nomeação do ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, como o possível ministro da defesa teve uma sinalização positiva dos militares.
No entanto, o conselho que o presidente eleito tem recebido é que deve adotar o critério da antiguidade para definir quem será o comandante das Forças Armadas.
Neste caso, se o novo presidente adotar o critério da antiguidade, os comandantes do Exército, Marinha e da Aeronáutica serão lideres com um perfil mais discretos, que não são tão adeptos as redes sociais.
Leia Mais: Bolsonaro participa de evento militar em Brasília e se emociona
Sendo que dois dos possíveis líderes que serão indicados fizeram operações importantes durante os governos anteriores do PT, o que os faz serem vistos com bons olhos para o novo governo.
Quem são os possíveis indicados?
Caso, Lula realmente escolha pelo critério da antiguidade, o comandante do Exercito, deverá ser o general Júlio César de Arruda, que possui 63 anos. Sendo que, o general foi importante na preparação do esquema de segurança das Olimpíadas de 2016. O mesmo foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Goiás.
Leia Mais: Saiba quais são as doenças que dão direito a pagamento mensal do INSS
Por outro lado, para comandante da Aeronáutica a possível indicação deve ser para o tenente brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que também possui 63 anos. O seu favoritismo vem então do fato de que tem uma boa relação com Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula. O tenente foi chefe de uma unidade da Força em São Paulo. Sendo que foi nesta época que Marcelo Kanitz se aproximou do vice-presidente.
O tenente também foi importante durante o governo Dilma quando atuou na operação Ágata voltada para combater o narcotráfico e contrabando na fronteira, no ano de 2012.
Ele também é chefe do Estado Maior da Aeronáutica, o órgão responsável por planejar, e formar militares e aparelhamento da Força. Ademais, o tenente brigadeiro atuou na FAB e foi porta-voz, do governo de Jair Bolsonaro, na missão de resgate a brasileiros que estavam na China.
Leia Mais: Lula vai pagar até R$ 900 de Bolsa Família em 2023; saiba mais
Por fim, existem dois nomes fortes para o comando das Forças, que seriam Aguiar Freire oficial mais antigo. No entanto, como o mesmo está enfrentando problemas de saúde, pode ser que o indicado ao cargo seja Olsen, o segundo mais antigo da tropa.
E então, gostou do conteúdo sobre vai assumir as forças armadas no governo lula ? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os PAGAMENTOS EXTRAS PARA APOSENTADOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Pagamento EXTRA acaba de ser LIBERADO! Vitória dos aposentados
Confira notícias agora sobre a aprovação do 14º Salário
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.