A Receita Federal vai fazer o pagamento da restituição do IR 2023 de forma antecipada para alguns beneficiários. De acordo com a Autarquia Federal, algumas pessoas já poderão ter acesso aos valores hoje dia 28 de abril por meio do lote residual.
A restituição do imposto de renda é pago para os contribuintes que tenham extrapolado o valor pago em impostos, ou seja, pagaram mais que deveriam. Dessa forma, a Receita Federal devolve uma parte do valor. Para essas devoluções, existe um calendário e algumas pessoas recebem antes das demais.
Essas pessoas que recebem antes são as que possuem prioridade legal ou as que enviaram as declarações antes das demais.
Restituição IR 2023 para grupos prioritários
De acordo com a Receita Federal, o valor somado que deve ser pago para os grupos prioritários é de R$ 155.117.452,22. Essas pessoas que detém a chamada prioridade legal são: idosos com mais de 80 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência física/mental ou moléstia grave e pessoas cuja, a principal fonte de renda seja o magistério. As liberações são exatamente nessa ordem de prioridade. Confira quantas pessoas devem receber em cada grupo:
- Idosos com mais de 80 anos: 3.647
- Idosos com mais de 60 anos: 25.136
- Pessoas com deficiência: 3.957
- Magistério: 9.615
Também serão contemplados 248.579 contribuintes não prioritários. O prazo para receber antes dos demais, mesmo sendo não prioritário, é enviar até o dia 10 de maio. No ano de 2023, aqueles contribuintes que optaram por realizar a declaração pré-preenchida e que escolheram receber por PIX também recebem antes dos demais.
Leia mais: Quem pode receber a restituição do Imposto de Renda 2023?
Declaração pré-preenchida
Essa nova modalidade surgiu ainda no ano de 2022 como uma promessa de tornar as declarações mais fáceis e rápidas. A pré-preenchida conta com as principais informações já declaradas com base nas declarações anteriores e com informações em sistemas do Governo Federal. Entretanto, essa opção apenas está disponível para quem tem selo prata ou ouro no gov.br.
Como consultar se tem direito a restituição IR 2023?
A consulta da restituição do IR 2023 pode ser feita de forma 100% online, através do portal e-CAC. Confira o passo a passo em seguida:
- Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”
Leia mais: Prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 está acabando; Fique atento
Calendário restituição IR 2023
- 1º lote: 31 de maio.
- 2º lote: 30 de junho.
- 3º lote: 31 de julho.
- 4º lote: 31 de agosto.
- 5º lote: 29 de setembro.
Leia mais: Gastos com PETS podem ser deduzidos no imposto de renda? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!