Desde o seu lançamento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o sistema de reconhecimento automático tem deixados os pedidos de cidadãos que requerem análise de benefícios mais ágeis.
Reconhecimento automático acelera pedidos de benefício
Esses pedidos, basicamente se tratam se aposentadorias, salário maternidade, benefícios em geral para PCDs, a idosos entre outros serviços do INSS. Essa análise acontece de forma automática e é analisada com base nas informações inseridas pelo usuário em todos os sistemas do governo, tendo em vista a diminuição do tempo de espera.
A inovação possibilitou que o INSS registrasse em outubro de 2022 a menor fila de espera de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos.
Por exemplo, no mês de setembro, foram mais de 159 mil decisões realizadas de forma automática. Desse total, foram decididos 79 mil benefícios assistenciais e cerca de 80 mil benefícios previdenciários.
Leia mais: Como solicitar o novo cartão benefício do INSS? Saiba agora
É importante ressaltar que para ter acesso ao reconhecimento automático, o usuário na hora do pedido, deve responder algumas perguntas e o sistema compara os dados nas bases do governo. Com os dados devidamente conferidos pelo sistema, sem que qualquer divergência impeça o reconhecimento automático do direito, a análise é devidamente concluída e o pedido aprovado. Contudo, caso ainda tenha necessidade, seu pedido prosseguirá para averiguação manual de um servidor para ser aprovado.
As perguntas, porém, precisam ser respondidas corretamente, de acordo com o que está na base no sistema. Além disso, ainda é preciso fornecer os documentos solicitados, nítido e com foto, seus vínculos e atividades, sem deixar nada fora do simulador.
O sistema compara o direito a solicitação ao que está na Legislação e obedece à Lei de Proteção de Dados, dessa forma mantendo todo o procedimento seguro.
Leia mais: Meu nome ta limpo, mas não consigo fazer cartão; Como resolver este impasse?
Ainda é válido mencionar, sobretudo, que o Dataprev é a empresa de tecnologia parceira do Governo Federal e desenvolveu o sistema de automação do INSS, além disso, comparou responsabiliza-se em comparar dados da base do governo, a lei e as respostas informadas.
O INSS é um entidade vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, responsável pelo operacional do reconhecimento dos direitos dos segurados do regime Geral de Previdência Social.
Leia mais: Dinheiro extra? Novo cartão benefício libera mais de R$1600 para aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!