Quem ainda não conhece as regras para receber auxílio-gás pode se atualizar e entender melhor quem pode ou não ser beneficiado por esse dinheiro.
O Auxílio-Gás é um benefício criado para ajudar famílias de baixa renda que estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) sendo criado durante a pandemia, visando auxiliar a crise econômica que deixou diversas pessoas em situação de miséria. Conheça melhor as regras para receber o Auxílio-Gás.
Quem pode receber o Auxílio-Gás?
Famílias que possuem uma renda mensal por pessoa que seja menor ou igual a meio salário mínimo, ou que possuam sua composição onde haja membros que morem na mesma casa e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não necessariamente inscritas no CadÚnico, também podem receber o auxílio.
Leia em seguida: 13º Salário INSS 2023 será antecipado?
No mês de fevereiro, o auxílio-gás voltará a ser pago para o responsável da família, preferencialmente à mulher, que deve ser cadastrada como referência no benefício. O benefício cobre o valor médio do botijão de 13kg, a partir do cálculo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Contudo, o governo atual ainda não anunciou o valor deste mês, mas a referência é que em dezembro o auxílio foi de R$ 112.
Leia em seguida: Saiba como ganhar dinheiro extra com atraso nos seus pagamentos do INSS
Atualmente o auxílio-gás corresponde a 110% do valor médio nacional do botijão de 13kg, sendo que anteriormente, em 2021 quando foi lançado, o repasse era de apenas 50% do valor total. Essa manutenção, que fez o auxílio ser de 100% neste ano, foi viabilizada pela aprovação da PEC da Transição, que garantiu o mínimo de R$600 mensais para cada pessoa em que seja beneficiada pelo Bolsa Família em 2023.
Leia em seguida: Saiu agora a lista de quem vai receber Auxílio-Gás em fevereiro; Veja aqui
Como saber se estou dentro das regras para receber Auxílio-Gás?
Para quem tem dúvidas se está apto a receber o auxílio-gás, alguns caminhos podem facilitar para compreender melhor as regras deste benefício. Você pode consultar a sua situação pelos aplicativos do Auxílio Brasil, que estão disponíveis para Android ou iOS. O aplicativo do Caixa Tem, também disponível para todos os sistemas de smartphones, também oferecem essas informações.
Você pode também tirar suas dúvidas pelo telefone 111 ou pelo número 121, onde é possível se informar melhor sobre o auxílio, datas de pagamento, regras e demais questionamentos.
Leia em seguida: Maravilha: Dinheiro liberado para aposentados nestes 6 bancos; Veja a lista
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!