O Bolsa Família está prestes a ser oficializado. Com as novas modificações impostas pelas novo governo Lula, cidadãos que moram sozinhos questionam se existe a possibilidade de receberem o benefício e as regras para receber o bolsa família:
Como é de conhecimento geral, o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família possui regras bastante rígidas quanto à distribuição das parcelas para as famílias. Segundo as normas estabelecidas pelo ex-governo Bolsonaro, a transferência de renda pode ser paga somente a um membro do grupo familiar, independente da condição de pobreza.
Inclusive, foi por esse motivo que ocorreu a explosão de famílias monoparentais inscritas no Cadastro Único. De acordo com um levantamento realizado pelo governo Lula, o número de pessoas de baixa renda morando sozinhos aumento relativamente entre os meses de setembro de 2021 e agosto de 2022, gerando assim, suspeitas de fraude.
Leia mais: INSS libera novo cartão para os aposentados: Confira
Nesse momento, o que se sabe é que o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que fará o pente-fino do Bolsa Família. O procedimento visa revisar os dados cadastrais dos beneficiários, além de fomentar a atualização junto ao CadÚnico.
Logo, pessoas que moram sozinhos terão a chance de receber o Bolsa Família em 2023, desde que os dados estejam atualizados e que se enquadrem nas regras do programa. Entretanto, é válido mencionar que qualquer pessoa que desrespeita as normas de elegibilidade, terá o respectivo benefício cancelado.
Leia mais: Dataprev anuncia surpresa na folha de pagamento deste mês
Regras para receber o bolsa família
Desde as primeiras promessas envolvendo o retorno do Bolsa Família 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mencionou a vontade de reviver algumas regras do antigo programa. Nesse ínterim, Dias deve reunir-se com os ministros da Saúde e da Educação para alinhas todos os pontos.
A conversa entre os ministros deve restabelecer as regras de frequência escolas e atualização do cartão de vacina das crianças. Essas regras foram deixas de lado durante a gestão de Bolsonaro. Tendo em vista que essas exigências prezam a educação e saúde respectivamente dos cidadãos.
Leia mais: Prova de vida 2023: Veja as novas regras
Confira também:
Leia mais: Acaba de sair: APOSENTADOS INSS: MELHOR NOTÍCIA DO ANO! Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!