Atenção! Confira a seguir se existe possibilidade de sacar benefício depositado em nome de uma pessoa falecida. Veja como receber resíduo do INSS de falecido
Como receber resíduo do INSS de falecido
O INSS faz um alerta aos dependentes em caso de falecimento de beneficiários para que não saquem benefícios desses segurados, ainda que a família tenha direito a pensão por morte. Isso pode gerar uma cobrança administrativa aos herdeiros por parte do INSS. Isso porque o mesmo pode realizar uma apuração junto ao banco para identificar responsabilidades.
Leia mais: Atenção: Posso receber pagamentos do BPC e Bolsa Família ao mesmo tempo?
De acordo com o INSS, os cartórios de registro civil são obrigados a comunicar os óbitos no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil, no prazo de um dia útil. Com base nessas informações, o INSS cessa os pagamentos.
Em determinados casos, a folha de pagamento é processada pelo INSS antes da comunicação da morte, não tendo tempo hábil para bloqueio de pagamento. Além disso, muitas vezes acontece de que o segurado falece antes de sacar o benefício do mês já depositado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
“Nesses casos, a orientação é que a família não saque o pagamento. Além disso, deve comunicar imediatamente o fato ao INSS e requerer, na forma correta, os valores não recebidos em vida pelo segurado. Essa solicitação deve ser feita através dos canais remotos do INSS, pelo serviço Solicitar emissão de pagamento não recebido”, explicou o instituto.
João financeira últimas notícias de hoje
A seguir confira uma lista das últimas notícias de hoje sobre o INSS:
Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Reajuste do benefício do BPC em 2023! Veja novos valores
- Consignado do INSS: contratação poderá ser feita por biometria;
- INSS pede ao STF suspensão de processos de aposentadoria sob chamada revisão da vida toda;
- Central 135 terá horários diferentes no Carnaval;
- Em balsas, prédio abandonado do INSS é alvo de vandalismo.
Como solicitar os valores
Nesta caso é preciso um alvará judicial, o formal de partilha ou o inventário.
“Essa documentação é exigida para a comprovação legal de que o solicitante se trata de um herdeiro do segurado falecido. Sem a apresentação dessa documentação, o pagamento do resíduo não será liberado”, informa o INSS.
Leia mais: Notícia quente sobre o 13º salário para BPC; Saiba
Lembrando que se houver direito à pensão do beneficiário falecido, o primeiro dependente deve solicitar este benefício por morte, para apenas depois requerer o valor a que o beneficiário tinha direito em vida.
De qualquer forma, o dinheiro devido ao segurado em vida, com pensão ou não, é liberado por meio de um Pagamento Alternativo de Benefício..
Além disso, os familiares em primeiro lugar podem comunicar a morte do segurado ao INSS através dos canais remotos. Como por exemplo na central de atendimento 135
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!