Em busca do aumento para aposentadoria, muitos beneficiários procuram a revisão benefício do INSS. Ela é viável quando em algum momento o trabalhador exerceu atividades em condições prejudiciais à sua saúde e integridade física, submetidos a situações popularmente chamadas de insalubres ou periculosas.
Em segundo lugar, outra possibilidade de revisão é destinada ao segurado que tenha ingressado com alguma ação trabalhista na Justiça do Trabalho em face da empresa onde trabalhou. Na prática, o Instituto Nacional de Seguro Social não costuma averbar de forma automática os vínculos e os reflexos decorrentes de verbas reconhecidas na ação judicial na qual tramita na Justiça do Trabalho, tornando-se obrigação do segurado requerer essas providências.
Na maioria das revisões, as mesmas devem ter o requerimento efetuado dentro do prazo de 10 anos a contar do recebimento da primeira parcela do benefício.
O valor do benefício sempre aumenta com a revisão?

Não, o valor nem sempre irá aumentar com a revisão benefício INSS. Em primeiro lugar, o INSS poderá verificar, a documentação que foi anexada para pedir a revisão. A partir disso, o órgão pode determinar que não tens direito no benefício, assim, ficando o mesmo valor ou podendo até diminuir.
Leia mais: Consulte se você tem dinheiro a receber do Banco Central
Onde devo solicitar o pedido de revisão benefício do INSS?
O pedido de revisão do benefício do INSS não é mais viável por meio de atendimento presencial. Ele deve ser feito pelo portal online do MEU INSS. A central de atendimento 135 também pode ser acessada. A documentação necessária deve estar anexada no MEU INSS.
Leia mais: Grana para SUA CONTA: 3 Parcelas R$1500 para aposentados; Entenda
Quais documentos preciso para revisão do benefício ?
Os documentos que você deve juntar para solicitar uma revisão são provas concretas do direito que você alegar possuir, dessa forma, confira a seguir o que você vai precisar:
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Contracheques (holerites);
- Contrato de Trabalho;
- Recibos de vendas;
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), para comprovar períodos de atividade especial;
- Sentenças trabalhistas que comprovem o vínculo trabalhista com alguma empresa e/ou a correção de salários de contribuição.
Leia mais: Você pode ter dinheiro a receber através do Banco Central: Consulte
Existe algum prazo para entrar com pedido de revisão?
Sim, o prazo para solicitar uma revisão é de 10 anos. Contando a partir do primeiro dia do mês seguinte ao que você começou a receber o pagamento do seu benefício, você terá o prazo de 10 anos para entrar com o pedido.
Leia mais: Consulte se você tem dinheiro a receber do Banco Central
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!