A Revisão da Vida Toda é um procedimento administrativo ou judicial que visa refazer os cálculos da aposentadoria, esse processo pode tanto aumentar quanto diminuir o valor do benefício. Portanto, é fundamental contar com a ajuda de um advogado especializado para avaliar se a solicitação da revisão é positiva ou negativa para o segurado.
Além disso, os critérios e a legalidade desta revisão estão sendo analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros do STF decidiram considerar como legal o processo de revisão para todos os aposentados e pensionistas. Portanto, mesmo que você não tenha aderido anteriormente, ainda é possível solicitar a revisão da vida toda do INSS. Confira mais informações sobre a revisão da vida toda.

A reforma da previdência na revisão da vida toda
Em suma, a Reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019, determinou uma nova regra para a concessão da aposentadoria. Agora, considera-se a média de todas as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no cálculo do benefício.
Leia mais: ACABA DE SAIR: NOVAS MUDANÇAS PODEM SER APROVADAS PARA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – Confira agora
Dessa forma, essa mudança afeta diretamente a revisão da vida toda do INSS, uma vez que todas as contribuições feitas antes do mês de julho de 1994, período anterior à implementação do Plano Real, são levadas em consideração nesse procedimento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como solicitar a Revisão da Vida Toda?
Em suma, para solicitar a revisão da vida toda do INSS, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é importante reunir toda a documentação necessária, como carteira de trabalho, extratos do INSS, comprovantes de pagamento de contribuições previdenciárias e outros documentos que comprovem as contribuições feitas ao longo da vida laboral.
Leia mais: ALERTA: Aposentados Surpreendidos com GOLPE de CARTA FALSA de Revisão – Veja!
Após reunir a documentação, recomenda-se procurar um advogado especializado em direito previdenciário. Esse profissional irá analisar o caso individualmente e orientar sobre a viabilidade do pedido de revisão da vida toda.
Além disso, é importante estar atento ao processo de julgamento do STF, pois atualmente eles estão suspensos devido a uma decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. O ministro atendeu ao pedido do INSS de suspender a tramitação dos processos até que a Corte julgue o recurso.
Dessa forma, é preciso estar atento às mudanças, pois a qualquer momento o julgamento pode voltar a ser tramitado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!