Enfim, a revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) será julgada na próxima quarta-feira (23) no STF (Supremo Tribunal Federal). Visto que a inclusão do tema na pauta do órgão ocorreu nesta sexta-feira (18), após decisão do ministro Rosa Weber, presidente do Tribunal. Confira detalhes a seguir!
O que é a revisão da vida toda?
A revisão da vida toda é uma ação judicial na qual exige que os aposentados incluem todas as contribuições ao INSS, inclusive aquelas feitas antes da constituição do Real em 1994, ao calcular os salários médios para aumentar os lucros.
Leia em seguida: Quer saber o que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Então venha entender
Assim, o processo foi julgado de forma totalmente virtual em março de 2022, após ficar parado por quase um ano. Na ocasião, 11 desembargadores apresentaram seus votos, 6 a favor da emenda e 5 contra, mas a petição do juiz Nunez Marques antes do prazo interrompeu o julgamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A aposta de Nunes Marques, ao contrário da matéria engendrar se fosse julgada novamente, desta vez em plenário físico, partindo do zero.
No entanto, em junho a nova decisão do STF mudou. O plenário decidiu que os votos dos ministros aposentados figurados no plenário virtual devem ser conservados no novo pleito.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; então saiba mais aqui
Vale ressaltar que o Supremo teve impacto na revisão da vida toda e em outros processos. Nesse caso, o voto de Marco Aurélio seria preservado.
Quanto é o valor da revisão da vida toda?
Com os cálculos, você saberá o valor de atraso a receber caso a revisão da vida toda expire. Também é o parâmetro para saber em qual fórum iniciar o seu julgamento. A diferença entre o seu salário atual e o seu novo rendimento mensal já foi ajustada.
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
Exemplo: José recebeu 1.500 reais na aposentação. Ele poder ganhar uma revisão da vida toda. E seu benefício aumentou para 2.500 reais, e todo mês ele recebia 1.000 reais adicionais.
Os exemplos acima referem-se àqueles que se aposentaram há 5 anos ou mais. Para aposentados com 3 anos, os atrasos referem-se aos últimos 3 anos (a partir da data de concessão da pensão).
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.