A revisão da vida toda é uma ação judicial na qual os aposentados e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) solicitam a revisão e correção dos valores de seus benefícios, incluindo no cálculo de aposentadorias, auxílios e pensões as contribuições feitas antes de 1994, ou seja, antes do início do Plano Real.
Essa revisão tem como objetivo beneficiar os segurados que possuíam pagamentos mais altos no período anterior ao Plano Real.
Confira aqui as últimas notícias!
Qual a recomendação do INSS sobre a revisão da vida toda?
O INSS recomenda que os segurados fiquem atentos e recusem qualquer oferta de liberação da revisão da vida toda por meio de canais não oficiais. O órgão esclarece que só entra em contato com o segurado por meio de seus canais oficiais, como a Central Telefônica 135 e o aplicativo ou site Meu INSS.
Leia mais: Saiu agora: Limite extra liberado para SAQUE – Veja quem tem direito e COMO RECEBER
Além disso, o INSS implantou um serviço específico para a correção em seu site, que pode ser consultado pelo próprio segurado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito à revisão da vida toda?
A revisão da vida toda é considerada uma tese de exceção, o que significa que nem todos os segurados do INSS têm direito a ela. Os critérios para ter direito à revisão são:
- Ter se aposentado nos últimos dez anos, desde que seja antes da reforma da Previdência, instituída pela emenda 103, em 13 de novembro de 2019;
- O benefício deve ter sido concedido com base nas regras da lei 9.876, de 1999;
- A correção é mais vantajosa para quem tinha altos salários antes do início do Plano Real. Trabalhadores que ganhavam menos normalmente não terão vantagem no valor da revisão.
Leia mais: Segurados do INSS podem aumentar valor do benefício; Veja como fazer isto
Especialistas também destacam que aqueles que pediram o benefício após a reforma, mas conseguiram se aposentar com as regras antigas, por meio do direito adquirido, podem ter direito à revisão da vida toda.
O que é necessário fazer para solicitar a revisão da vida toda?
Se você acredita ter direito à revisão da vida toda, a recomendação é procurar o INSS por meio dos canais oficiais, como a Central Telefônica 135 e o aplicativo ou site Meu INSS.
Além disso, é válido procurar a orientação de advogados ou outros profissionais especializados na área previdenciária.
Leia mais: Como solicitar o empréstimo consignado do INSS? Veja agora
É importante lembrar que a revisão da vida toda ainda não possui um procedimento definido pelo INSS, o pagamento e o processo podem ainda sofrer alterações.
Entretanto, ficar atento às informações e buscar os canais oficiais é fundamental para garantir seus direitos e evitar fraudes.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!