O cálculo do salário de aposentadorias do INSS nem sempre fica claro para quem busca o benefício, e alguns erros podem passar batido durante sua concessão. No entanto, é necessário que você fique de olho para garantir que está recebendo o valor correto e, caso não esteja, é possível pedir uma revisão da aposentadoria.
Leia a seguir como funciona a revisão de aposentadoria do INSS e como solicitá-la para garantir que seu pagamento esteja correto.
Para que serve a revisão da aposentadoria?
De forma resumida, a revisão da aposentadoria do INSS serve para garantir que você esteja recebendo o valor correto de acordo com sua solicitação e com seus direitos. A partir de um mês da data do primeiro pagamento do seu salário de aposentado, você terá acesso ao pedido de revisão por 10 anos.
Leia mais: LULA VAI PAGAR R$2604 EXTRA PARA APOSENTADOS? Entenda agora esse projeto
Dessa maneira, você pode receber a correção de até cinco anos correspondentes aos valores já recebidos, e o INSS efetua o pagamento direito na sua conta, caso seu pedido seja aprovado. Caso você reconhecer algum pagamento irregular que não esteja de acordo com o cálculo do seu benefício, talvez a revisão seja uma opção.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como solicitar?
A solicitação da revisão da aposentadoria pode ser feita pela internet, com o site ou aplicativo oficiais Meu INSS, ou pelo telefone, basta ligar para o número 135. As documentações podem ser enviadas através de fotos para as plataformas oficiais. Mas cuidado, existem alguns detalhes aos quais você deve se atentar para que tudo vá como o esperado e você tenha sua revisão aprovada.
Leia mais: Novidade: INSS faz anúncio sobre corte de benefícios; Veja aqui
Primeiramente, é necessário que você analise cuidadosamente a concessão da sua aposentadoria, e que identifique de forma clara qual é o problema. Quanto mais direto e específico você for à solicitação, sobre um problema pertinente, mais chances de conseguir a revisão da aposentadoria você terá.
Em seguida, você deve analisar a memória do cálculo, ou seja, como foi determinado o valor de seu salário de aposentado. Não é obrigatório um advogado para a solicitação, mas se for vantajoso para o aposentado, a ajuda na análise da concessão e dos cálculos pode ser benéfica ao processo.
Quem tem direito?
De maneira geral, todos os beneficiários do INSS têm direito a solicitar uma revisão do seu benefício para correção dos valores pagos.
Leia mais: Maravilha: Novo valor do vale-gás é anunciado; Veja as novidades do benefício
Basta você não concordar que está recebendo um valor justo ou encontrar algum erro em seu pagamento considerando seus pré-requisitos para concessão da aposentadoria. A revisão pode ser aceita ou negada pelo INSS, e, caso aceita, poderá gerar um pagamento extra dos valores atrasados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!