Veja agora como você pode então consultar as cotas do PIS/PASEP de forma rápida e prática! Confira a seguir:
Mais de 10,6 milhões de brasileiros têm direito a receber valores referentes às cotas do PIS/PASEP desde agosto de 2022, quando foram abertas as consultas e saques. É possível realizar a consulta desses valores através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), telefone e agências da Caixa Econômica Federal. Este artigo apresenta informações sobre quem tem direito, como consultar e sacar as cotas do PIS/PASEP, além de outras informações relevantes sobre o assunto.
Quem tem direito às cotas do PIS/PASEP?
Os trabalhadores que tiveram carteira assinada e não resgataram os valores depositados entre 1971 e 4 de outubro de 1988 têm direito a essas cotas. A distribuição desses valores é feita de acordo com as cotas proporcionais ao salário e ao tempo de serviço dos trabalhadores no período.
Veja agora: É possível consultar valor disponível a ser pago pelo Banco Central? Veja como
É importante destacar que as cotas do PIS e o abono salarial do PIS são recursos distintos. As cotas são destinadas aos trabalhadores que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 04 de outubro de 1988. Já o abono salarial é um direito dos trabalhadores que estão cadastrados há no mínimo 5 anos no PIS, receberam remuneração de até dois salários mínimos no ano-base, trabalharam pelo menos 30 dias no ano-base e estão devidamente cadastrados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) no ano-base.
Como consultar cotas do PIS/PASEP:
Para consultar as cotas do PIS/PASEP de 1971 a 1988, é possível utilizar o aplicativo FGTS, telefone e as agências da Caixa. No aplicativo, após fazer login com CPF e senha cadastrados, é necessário selecionar “Meus saques” e em seguida “Outras situações de saques”, procurar a opção “PIS/PASEP – Modalidade destinada ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP” e clicar em “Solicitar saque”. Também é possível realizar a consulta por telefone, ligando para a Central Alô Trabalhador (número 158), INSS (número 135) ou para a Caixa (número 0800 726 0207).
Confira: Péssima notícia para aposentados! Bancos cortam direito do INSS; Entenda
Para realizar a consulta da cota do PIS de um familiar falecido, é necessário acessar o aplicativo FGTS e fazer login com CPF e senha cadastrados. Em seguida, selecione “Meus saques”, “Outras situações de saques” e clique em “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”, e selecione a opção “Solicitar saque”. Depois, é necessário enviar os documentos exigidos (documento de identificação, declaração de dependentes e selfie) e aguardar a aprovação do saque.
Para sacar as cotas do PIS/PASEP, o trabalhador pode utilizar o aplicativo do FGTS ou cadastrar sua conta bancária de preferência para receber o saldo. No aplicativo, após fazer login com CPF e senha cadastrados, é necessário selecionar “Meus saques” e em seguida “Outras situações de saques”, procurar a opção “PIS/PASEP – Modalidade destinada ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP” e “Solicitar saque”.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!