O governo federal criou o Desenrola Brasil como forma diminuir a inadimplência e ajudar as famílias a quitarem suas dívidas como forma de incentivar o retorno ao mercado de consumo por estas pessoas. O novo programa foi informado por Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome. De acordo com o novo ministro, muitas famílias que dependem do programa de distribuição de renda do governo federal (Auxilio Brasil/Bolsa Família) estão endividadas.
Ocorre que o país está passando por um momento complicado com o valor da inflação alta, sendo que isto diminui o poder de compra dos brasileiros. Portanto, muitas vezes o valor da renda recebida não é o suficiente para que as famílias cubram todos os gastos essenciais.
Além destes fatores o governo Bolsonaro criou facilidades para que os beneficiários do Auxílio Brasil pudessem se beneficiar do empréstimo consignado.
Leia Mais: INSS: Pagamento de R$1212 do 14° salário vai ser liberado? Confira
Dessa forma, o programa Desenrola Brasil ainda não entrou em vigor, pois o mesmo ainda está sendo planejado, mas será uma ferramenta para acabar com a inadimplências de diversas famílias.
O que gerou o endividamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família?
O novo governo voltará a chamar o programa de transferência de renda de Bolsa Família. Isto porque, no governo Bolsonaro, este beneficio foi nomeado de Auxílio Brasil.
Leia Mais: VIU ISSO? SURPRESA na folha de pagamento dos aposentados: Veja agora
Desse modo, uma das grandes críticas ao governo anterior foi a criação do empréstimo consignado para os participantes do Auxílio Brasil/Bolsa Família e que foi regulamentado perto do segundo turno, como uma forma de ganhar votos pelo ex presidente Jair Bolsonaro.
O empréstimo foi regulamentado mesmo após diversas críticas de especialistas sobre este tipo de crédito. Isto porque, o valor do pagamento do crédito é descontado direto do benefício recebido mensalmente pelas famílias participantes do programa.
Sendo assim, mesmo que tenha sido definido que a quantia máxima que poderia ser descontada no valor do beneficio do participante do Auxílio Brasil era de R$ 160,00, muitas famílias ao recorrer a este tipo de empréstimo acabaram comprometendo grande parte da renda mensal recebida.
Isto significa, que o empréstimo consignado para os participantes do programa facilitou o superendividamento destas famílias. Isto significa, que foi facilitado que as famílias entrassem em dívidas da qual não consegue sair.
Objetivo do Programa Desenrola Brasil
Devido ao número de famílias beneficiárias do Bolsa Família/Auxílio Brasil endividadas o novo governo percebeu a necessidade de auxiliar esta parte da população para regularizar sua finanças.
Leia Mais: Governo Lula vai pagar o 13º salário dos aposentados de forma antecipada? VEJA AGORA!
Sendo assim, o programa é uma forma de reparar a estes cidadãos em vulnerabilidade social. No entanto, o programa ainda não tem data definida para começar a valer.
E então, gostou do conteúdo sobre o Bolsa família? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Como fica a situação do 14º Salário com a posse de Lula ? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.