O Banco Central criou o Sistema de valores a receber, que consiste na “devolução” de dinheiro esquecido pelos clientes em contas encerradas, valores pagos de forma indevida, entre outras hipóteses.
Sendo que a consulta deste sistema seria feita em duas etapas. Desse modo, a primeira etapa foi encerrada em abril e o sistema deveria ter retornado em maio para o pagamento da segunda fase.
No entanto, devido à greve dos funcionários do Banco Central, a agenda dos valores a receber foi adiada. Porém, a greve durou apenas duas semanas, portanto, não foi o único fator que atrasou a segunda etapa do SRV. Desse modo, o Banco Central está trabalhando em melhorias no sistema de valores a receber e por isso o site não voltou ao ar para novas consultas.
Dessa forma, a boa notícia é que o Banco Central ainda não informou uma data para liberação do sistema de valores a receber, mas informou que a partir de janeiro deste ano iniciará a receber informações das instituições financeiras. Saiba o que mudou e como consultar os valores a receber neste ano.
O que muda na segunda fase do sistema de valores a receber?
A segunda etapa de pagamentos do SRV possuirá novas informações enviadas pelas instituições financeiras, portanto, isso quer dizer que as pessoas que não receberam nenhum valor na primeira etapa poderá ter direito a valores na segunda etapa. Já que serão incorporadas novas informações e tipos de valores esquecidos.
Leia Mais: GRANDE NOTÍCIA: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do pagamento; Saiba agora
Desse modo, na segunda etapa de pagamentos, será disponibilizada informações de valores a receber no caso de contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível, contas de registro mantidas por sociedades corretora de títulos para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível, entre outras situações.
Como foi feito o pagamento na primeira etapa?
A primeira etapa de pagamentos do sistema de valores a receber liberou R$ 4 bilhões de valores esquecidos. Porém, de acordo com informações do Banco Central, o total de valor esquecido é de R$ 8 bilhões e por isso os pagamentos foram divididos em duas etapas. Sendo que o restante do valor será liberado para saque por meio do SRV ainda este ano.
Leia Mais: Governo Lula vai pagar o 13º salário dos aposentados de forma antecipada? VEJA AGORA!
Na primeira etapa de pagamentos foi considerado dinheiro esquecido:
- Encerramento de conta-corrente ou poupança com valor remanescentes
- Pagamentos indevidos descontados direto da fonte de pagamento do beneficiário
- Direito a cotas capital e rateio de valores de cooperativas
- Pagamento de consórcio e não foi contemplado ou não resgatou os valores
Como consultar o SRV na segunda fase?
Diferente da primeira etapa o beneficiário no ato da consulta já poderá assim fazer o pedido de saque do valor disponível.
Leia Mais: ACABA DE SAIR: Folha de pagamento dos aposentados tem surpresa; Consulte aqui
Sendo que para acessar o SRV basta acessar o site eletrônico do banco central https://www.bcb.gov.br/ e selecionar a opção de Sistema de Valores a Receber.
O beneficiários deverá fazer login pela conta Gov.br de nível prata ou oura.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Como fica a situação do 14º Salário com a posse de Lula ? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.