A consulta do benefício previdenciário é um procedimento muito importante para que o beneficiário possa saber qual a situação do valor recebido por ele. Da mesma forma, esse passo a passo que preparamos vai te ajudar caso constate algum problema no recebimento. Confira agora como saber se meu benefício está ativo.
Tipos de benefícios do INSS conforme a sua duração
Ter o benefício ativo no INSS significa que o beneficiário teve a concessão de seu salário deferida, ou seja, aprovada. Quem recebe algum benefício previdenciário tem a possibilidade de fazer a consulta por meio do próprio aplicativo ou site Meu INSS.
O INSS possui os benefícios pagos todos os meses e aqueles que possuem algum prazo de validade, como o auxílio-doença, que é pago pelo período em que o trabalhador tiver que ficar afastado do trabalho.
Vale lembrar que, muitas vezes, o INSS pode errar, suspendendo ou cancelando o benefício. Isso também poderá ser verificado pelo beneficiário no aplicativo ou site. Sempre que o INSS aprova o pagamento de um benefício, ele também encaminha a “carta de concessão”. Esse documento conta com o número do benefício previdenciário também.
De acordo com a Lei 8213/1991, em casos em que o benefício não possui data de duração, a suspensão deve acontecer em até 120 dias. Nos casos dos vitalícios, o corte acontece apenas com a morte do titular.
Leia mais: Notícia quente: R$ 1150 extras para aposentados liberados pelo INSS; Veja como sacar
Como saber se meu benefício está ativo no INSS? Veja o passo a passo
Se o beneficiário tiver dúvidas de como consultar seu benefício previdenciário, vamos explicar nesse passo a passo a seguir:
Através do aplicativo ou site Meu INSS: o beneficiário acessa com o mesmo login do gov.br. Na primeira página, há o campo “Meus benefícios”. Então, o beneficiário poderá verificar o status, assim como as demais informações, como valores, se o benefício tem validade, dentre outros.
A carta de concessão e a declaração de benefício também são comprovantes utilizados para que o beneficiário possa demonstrar que recebe os valores previdenciários. Veja como conseguir a carta de concessão pelo Meu INSS:
Leia mais: Surpresa! Aposentados terão dois aumentos de salário em 2023; Veja mais
- Acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br);
- Caso não tenha um registro válido, crie um cadastro utilizando o Serviço de Acesso Único do Governo;
- Após validar as informações de acesso e criar uma senha segura, faça login e vá até à opção “Carta de Concessão” no menu de “Serviços para Você”;
- Pronto. Seu documento já está pronto para ser visualizado e/ou impresso.
Para emitir sua Declaração de Beneficiário do INSS, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo;
- Preencha suas informações de login;
- Busque pela opção “Declaração de Beneficiário do INSS”, na guia de consulta;
- Em seguida, basta tocar no botão “Consultar” e será gerado um arquivo em PDF que pode ser impresso posteriormente.
Leia mais: Ótima notícia para aposentados: Bancos vão liberar pagamento de R$ 1150; Saiba como receber
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!