A revisão da vida toda foi aprovada no STF por 6 votos a 5. Dessa forma, os beneficiários poderão solicitar que as contribuições descartadas pela Previdência Social sejam inclusas para aumentar a média salarial. Mas, é preciso ter cuidado, pois muitos idosos estão caindo no golpe da revisão da vida toda. Confira como se proteger.
Em primeiro lugar, entenda melhor o que é a revisão da vida toda. Essa ação estava em julgamento no Supremo Tribunal Federal- STF, pois a reforma da previdência de 1999 foi responsável pelo descarte das contribuições feitas pelos segurados antes de julho de 1994. Então, digamos que os beneficiários tivessem grandes contribuições nesse período, esses acabaram sofrendo um prejuízo com a diminuição da média salarial.
A revisão da vida toda vai permitir que essas pessoas solicitem, de forma judicial, a inclusão das contribuições na média. Para muitas, principalmente as que tinham grandes contribuições, o salário do INSS vai aumentar.
Quem tem direito a revisão da vida toda do INSS?
Para poder solicitar a revisão da vida toda, o beneficiário precisa cumprir alguns requisitos. Além de ter tido contribuições antes de julho de 1994, é preciso que o benefício tenha sido concedido entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019. Além disso, há um prazo de 10 anos para a solicitação dessa revisão.
Contudo, os beneficiários devem observar que nem sempre essa revisão será vantajosa, pois, para quem tinha contribuições menores antes de julho de 1994, poderá diminuir a média salarial. Sempre analise as possibilidades com algum profissional antes de ingressar com a ação judicial, para ver se será vantajoso para você.
Golpe da revisão da vida toda
Os golpistas abordam os beneficiários do INSS solicitando cobranças usando a revisão da vida toda do INSS como justificativa. Então, o golpe da revisão da vida toda consiste nos golpistas fingirem ser atendentes de órgãos beneficiários e pedem cópias de documentos, endereço, números de telefone e até de benefício com a justificativa de que os beneficiários podem solicitar essa revisão.
Portanto, nunca repasse essas informações por telefone, pois a Previdência Social não entra em contato por telefone solicitando. Sempre busque um profissional confiável para ingressar com uma ação, pois essa é a única forma de conseguir a revisão.
Veja também: Pagamento do 14º salário do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!