O Estado garante aposentadoria sem pagamento do INSS! Pessoas que nunca contribuíram para o INSS não têm direito a pensão ou benefícios como auxílio-doença ou maternidade. Mas isso não significa que todos estão indefesos. Pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência sem meios de subsistência podem ter direito ao BPC-Loas (Benefício de Prestação continuada da lei Orgânica da assistência Social). Saiba como a seguir!
Como solicitar BPC?
Procure os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade-estado para obter informações sobre o BPC e como solicitar. Ao receber benefícios não é necessário remunerar a intermediários ou agentes.
Leia em seguida: Acabou A Espera: Salário Mínimo De 2023 Vai Aumentar! Confira Os Valores
A solicitação do BPC pode ser feita pelos canais de atendimento do INSS, pelo telefone 135 (ligação fixa gratuita) ou pelo site, ou aplicativo Meu INSS. Você também pode fazer isso com a administração de Segurança Social (APS).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Para se inscrever, é necessário apresentar documento de identificação com foto: (não é necessário original, cópia simples). Isso se aplica não apenas aos candidatos. Mas também seus representantes legais e demais familiares.
Mas lembre-se: assim como o solicitante, todos os membros da família devem estar inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) e possuir CPF, inclusive crianças e adolescentes.
Leia em seguida: Limpa Nome Do Serasa Vai Até Dia 23 De Dezembro
O que é cadastro único?
A inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito para a concessão do BPC. O cadastro deve ser feito antes da requisição do benefício por meio do canal de atendimento do INSS (site ou aplicativo móvel Meu INSS) ou da Previdência Social.
A inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente e de todos os familiares também é pré-requisito para o benefício.
Leia em seguida: Herdeiros Podem Receber FGTS De Trabalhador Falecido; Saiba Como
Os domicílios já cadastrados devem comprovar que o cadastro foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Exemplo isso não tenha sido feito, o requerimento deverá ser atualizado antes do envio ao INSS. Isso é importante para garantir que seus pagamentos de BPC não sejam afetados.
Para saber se o cadastro familiar está em dia, abra a consulta do cidadão online ou no aplicativo móvel Meu CadÚnico.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.