Você sabe como solicitar a suspensão do seu empréstimo consignado? Primeiramente, a suspensão dos empréstimos consignados havia sido sancionada em 2021, em decorrência da pandemia de Covid. Todavia, a lei estava em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021. Ou seja, após o primeiro dia de janeiro de 2022 as regras antigas voltaram a valer.
Após isso houveram dois aumentos na margem do consignado, o primeiro que foi para 40% e o segundo, deste ano, que subiu para 45%! Com isso, muitas dúvidas a respeito do cancelamento do consignado passaram a surgir, por isso, veja a seguir como ele é feito atualmente.
O que é a suspensão de empréstimo consignado?
Em primeiro lugar, a suspensão dos consignados do INSS ocorreu em 2021, como dissemos anteriormente. A medida foi publicada no Diário Oficial da União pela Lei 14.131.
A maior razão para a criação da Lei foi o provável endividamento das famílias brasileiras em tempos de Covid, quando muitos estavam perdendo seus empregos e passando por dificuldades financeiras.
Leia mais: Saiba como declarar empréstimos consignados no seu Imposto de Renda em 2023; Confira passo a passo
O objetivo principal era fazer com que os aposentados do INSS pudessem suspender o pagamento das parcelas do empréstimo consignado por no máximo 120 juros. A suspensão poderia inclusive ser feita com a manutenção dos juros que foram contratados.
Dessa forma, eles poderiam amenizar os efeitos econômicos negativos pós-Covid. No entanto, em 2022 a medida expirou, e agora só é possível cancelar o seu empréstimo consignado de outras maneiras.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como solicitar a suspensão do empréstimo consignado
A princípio, este serviço está reservado às pessoas que recebem algum benefício do INSS, para que elas possam pedir a exclusão ou cancelamento de empréstimo consignado. O serviço inclusive já não é mais prestado pelo INSS.
E para realizar a exclusão do empréstimo no seu nome é preciso entrar no Portal do Consumidor. Mas antes, o empréstimo só pode ser cancelado se ele não tiver sido feito por você.
Leia mais: Vários benefícios do INSS estão sendo cortados! Saiba mais aqui
Para cancelar basta entrar no site do Portal do Consumidor, ou ligar para o número 135 caso o site esteja fora do ar.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!