O cartão de crédito é uma forma de possuir valores para aquisição de produtos e serviços e pagar posteriormente à compra. As instituições financeiras e bancos liberam esse cartão de acordo com o perfil do cliente. Contudo, muitas pessoas não entendem o que é o cartão de crédito e como ele funciona. Confira:
O que é um cartão de crédito e como ele funciona?

O cartão de crédito é um produto que libera algum valor para o contratante utilizar em compras. Por exemplo, o banco pode liberar o valor de R$2.000 de limite. A cada utilização do cartão de crédito, o limite diminui e pode ser usado até chegar a zero e libera novamente o limite após o pagamento da fatura.
O prazo de pagamento da fatura pode chegar a até 40 dias, dependendo da instituição. Também é possível parcelar no cartão de crédito. Ele também possui taxa de juros, cobradas em cima do valor gasto, estabelecido pelo próprio banco.
Leia mais: Saiba tudo sobre o novo cartão de crédito consignado do INSS que começa a ser liberado em SETEMBRO
O limite também é estabelecido pelo banco, de acordo com a renda do contratante. Para estabelecer o limite, o banco pode pedir documentação, renda, assim como consultar programas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Já na questão de compras parceladas, o limite fica comprometido com o total de parcelas. Por exemplo, se você tem um limite de mil reais e compra algo desse valor parcelado em 4 vezes de R$250, seu limite acaba. Vai liberar conforme o pagamento das parcelas.
Precisa pagar algo para ter o cartão de crédito?
Os bancos realizam a cobrança de tarifas para manutenção do cartão de crédito. Além da taxa de juros pagas, o cartão de crédito também pode contar com anuidade, que é um valor mensal ou anual cobrada do cidadão. Mas, dependendo do relacionamento do cliente com o banco, a anuidade pode ser gratuita, basta negociar.
Leia mais: Ganhe mais dinheiro: Aprenda como usar o cartão de crédito
Da mesma forma, é preciso ter muita atenção a informação em seguida. Os clientes vão receber a fatura para pagamento dos gastos que tiveram no mês anterior, que precisa ser paga até a data de vencimento. Caso ocorra o atraso, também há cobrança de juros extras. Portanto, tenha cuidado e não atrase o pagamento. A melhor opção para não perder a validade é colocar em débito em conta.
Além disso, há a possibilidade de parcelar a fatura do cartão de crédito. Contudo, essa possibilidade gera um risco, pois o cidadão poderá encontrar alguma dificuldade de pagar posteriormente e acabar em endividamento.
O que é cartão de crédito consignado?
Muitas pessoas não sabem o que é o cartão de crédito consignado. Ele funciona da mesma forma que o tradicional, mas está disponível apenas para alguns grupos, que são beneficiários do INSS, militares e servidores públicos. Ele também costuma ser mais barato que as outras opções existentes.
Leia mais: Ganhe dinheiro com milhas: Saiba como usar milhas do cartão de crédito
A principal diferença é que as parcelas descontam diretamente da folha de pagamento. Além disso, há uma porcentagem limite que as pessoas podem usar para o pagamento das parcelas, que é 5%. Desse valor, 70% é liberado para saque em dinheiro e 30% para usar em limite de compras.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!