Em breve vai começar o pente-fino do inss e dessa vez tudo indica que será um dos maiores da história diante a quantidade de segurados do órgão previdenciário. Nesse sentido, é importante ficar por dentro das notícias e entender quais são as regras desse novo processo do instituto.
Então veja agora como será essa operação pente-fino do INSS e se você está na lista!
Novo pente-fino do INSS 2022
Como de costume, o Instituto Nacional do Seguro Social realizará mais um pente fino para averiguar divergências de informações cadastrais de diversos beneficiários. Muitos estão falando que essa se trata da maior revisão da história por causa da quantidade de pessoas que devem passar por ele, mas não há o que temer.
Nesse sentido, as pessoas que estão na lista do pente-fino do INSS não precisam ficar com medo, pois isso não significa que você vai perder o seu benefício imediatamente ou muito menos que vai perder. Em outras palavras, o selecionado apenas passará pela comprovação de alguns dados a fim de regularizar sua situação cadastral.
Portanto, as pessoas que estão com informações divergentes em breve vão ter a oportunidade de se explicar ao INSS, garantindo a continuidade de seus pagamentos e esclarecendo que não houve erro de concessão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja também:
Quem está na lista do pente-fino do INSS?
De acordo com as normas que saíram no Diário Oficial da União há alguns meses, os beneficiários que passarão por esse processo são aposentados por invalidez, que recebem auxílio doença e BPC. Sendo assim, essas pessoas devem passar por uma verificação para que o órgão confirme que não houve erro na concessão.
Leia mais: Estatuto do Idoso prevê 8 benefícios para idosos; saiba se você tem direito
No caso dos dois primeiros grupos, entram no pente-fino as pessoas que não passaram por perícias nos últimos seis meses e não dão sinais de melhora. Em contrapartida, vão entrar na lista os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não passam por perícia há mais de dois anos.
Como funciona o processo do pente-fino INSS?
Habitualmente todo processo se dá de forma bem simples, pois os segurados que estão sob a mira do pente-fino da Previdência Social recebem um prazo para apresentar a defesa. Nesse sentido, é importante ressaltar que o INSS entra em contato com seus segurados através de um dos seguintes canais de comunicação:
- Notificação no caixa eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício;
- No portal do Meu INSS;
- Por SMS (mensagem de texto no celular);
- Correspondência, via carta simples, no endereço cadastrado do segurado.
Leia mais: URGENTE! Movimentação no STF 2022: Revisão da Vida Toda; Últimas notícias
Após isso, para todos os casos de análise, sendo por causa de informações divergentes ou de benefícios sem perícia, o prazo para apresentar a defesa prévia é de 30 dias. Ademais, na defesa o beneficiário deve comprovar que o seu pagamento não é indevido e que existe sim uma incapacidade para assumir a atividade laboral, no caso de benefícios por incapacidade.
Vou ter meu benefício cancelado?
Nesse caso, quem apresentar a defesa em tempo hábil, o prazo de trinta dias, não terá a suspensão do pagamento. Contudo, as pessoas que não apresentarem defesa ou que realmente não se encaixam nos requisitos de pagamentos não vão mais receber os valores do instituto.
Leia mais: RACHADINHA NA POLÍTICA: o que aconteceu com caso que envolve filho de Bolsonaro
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o salário mínimo. Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!