Após a decisão no fim do ano de 2022, vários aposentados e pensionistas podem solicitar a revisão da vida toda do INSS, desde que tenham cumprido algumas condições.
Alguns casos valem a pena e outros não. Você pode reunir os seus documentos para saber se tem direito ou não, e enfim saber como pode receber o benefício revisado.
Não deixe de acompanhar as notícias do blog João Financeira para saber de todas as novidades sobre a revisão da vida toda do INSS e se você será beneficiado.
Como funciona a revisão da vida toda do INSS
A revisão da vida toda do INSS é um benefício para as pessoas que contribuíram durante muito tempo, inclusive antes da nova regra previdenciária, possam ter suas aposentadorias e pensões corrigidas.
A revisão da vida toda do INSS funciona também como uma forma de corrigir algumas divergências criadas pelas regras de transição criadas em 2019 com reforma previdenciária.
Leia mais: Projeto prevê aposentadoria especial para essas categorias: Saiba quais são
Inicialmente essa revisão poderá beneficiar pessoas que têm sua carteira assinada desde 1994 e que se aposentaram entre os anos de 1999 e 2019.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Lista de benefícios que podem ser revistos
A lista de benefícios que podem ser revistos a vida toda é imensa. Aposentados e pensionistas poderão solicitar a revisão.
Segue a lista de pessoas que recebem benefícios que podem ser revistos:
- Pessoas com aposentadoria por idade;
- Pessoas com aposentadoria por tempo de contribuição;
- Pessoas com aposentadoria especial;
- Pessoas com aposentadoria por deficiência;
- Pessoas com aposentadoria por invalidez;
- Pessoas que recebem pensão por morte.
Leia mais: INSS paga aposentadorias a novo grupo nesta quinta
Não deixe de solicitar a revisão da sua aposentadoria ou da sua pensão o mais rápido possível. Veja abaixo o que é necessário para obter sucesso.
Como solicitar a revisão da vida toda do INSS?
Em breve, qualquer pessoa poderá dar entrada no processo de revisão da vida toda do INSS, mas por enquanto, só é possível solicitar a revisão através da justiça.
Nesse momento, apenas advogados podem entrar com processo na justiça e se a causa for inferior a 60 salários mínimos, então é julgado mais rapidamente. São as chamadas Revisões de Pequeno Valor (RPVs).
Leia mais: Quem recebe mais de um salário mínimo tem aposentadoria na conta HOJE
Então é muito importante conversar com um advogado que possa iniciar esse processo e cabe a você entregar os documentos básicos necessários: RG, CPF, Comprovante de residência, CNIS.
Cuidado com pessoas mal intencionadas, pois elas podem solicitar a revisão da vida toda profissional e ficarem para si.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!