O pagamento do auxílio-gás retorna no mês de fevereiro. O calendário é de acordo com o último número de identificação social (NIS). O primeiro grupo a receber é o com final NIS 1. Confira agora mais informações:
O pagamento do auxílio-gás ou vale-gás ocorre a cada dois meses para os seus beneficiários. Em 2022, o último pagamento foi em dezembro e contemplou o valor de 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. Esse valor era por conta de uma Proposta de Emenda Constitucional-PEC, que tinha como duração de agosto a dezembro de 2022.
Para o ano de 2023, a dúvida é se o pagamento do auxílio-gás vai permanecer nesse mesmo valor estipulado. Veja como vai funcionar esse ano:
Como vai funcionar o pagamento do auxílio-gás em 2023
A medida provisória 1.155/2023 assinada decidiu manter o valor do vale-gás em 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. Ao todo, são mais de 5,9 milhões de beneficiários que devem cumprir as regras para receber auxílio-gás. O pagamento ocorre a cada dois meses.
No ano anterior, o valor recebido em dezembro foi de R$ 112. Periodicamente, a Agência Nacional do Petróleo define o preço do gás de cozinha, assim como dos combustíveis. Até então, não há um valor para pagamento em fevereiro, mas será em torno desse valor de dezembro.
Quem tem direito ao pagamento do auxílio-gás
As famílias precisam atender a algumas regras para receber auxílio-gás estabelecidos pelo Governo Federal. Confira em seguida:
- Beneficiários precisam estar cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico), a qual é a porta de entrada para os benefícios assistenciais. Através dele, o Governo tem acesso às informações como renda, membros, situação social, dentre outros;
- Renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo;
- Famílias que tenham membros residentes na mesma casa, que sejam beneficiário de BPC/Loas- Benefício de Prestação Continuada.
Leia mais: URGENTE: Bolsa Família pode ser suspenso por 60 dias? Saiba mais
Calendário de pagamento do auxílio-gás 2023
A ordem de pagamentos do vale-gás é pelo último Número de Identificação Social (NIS), aquele antes do traço e dígito verificador. Além disso, as datas são as mesmas do pagamento do Auxílio Brasil, que retornou a se chamar Bolsa Família. Confira o calendário de fevereiro, conforme o NIS, ordenado do 1 ao 0 e considere apenas os meses de FEVEREIRO, ABRIL, JUNHO, AGOSTO, OUTUBRO E DEZEMBRO para o pagamento do auxílio-gás:

Veja também: Pagamento essa semana
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!