A inflação sobe por conta do aumento dos preços generalizados, o que gera turbulência na economia brasileira. Assim, para conter este problema, falam em novo salário mínimo acima da inflação! E mudará também os salários do INSS! Confira abaixo!
O que muda com novo salário mínimo?
O aumento do salário mínimo não afetará apenas os assalariados. Isso afeta também os salários das seguradoras do INSS, como aposentados e pensionistas.
Leia em seguida: Acabou A Espera: Salário Mínimo De 2023 Vai Aumentar! Confira Os Valores
As mudanças também vão alterar os valores do seguro-desemprego, PIS/Pasep, Abono Salarial e do Benefício de prestação continuada (BPC) e CadÚnico (cadastro dos programas sociais misturados do governo federal).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O seguro-desemprego deve respeitar o salário mínimo vigente. O adicional salarial, por sua vez, pode chegar a um salário mínimo no caso de assalariados que trabalharam durante todo o ano-base PIS/Pasep – os que trabalharam menos recebem proporcionalmente aos meses trabalhados.
Leia em seguida: Limpa Nome Do Serasa Vai Até Dia 23 De Dezembro
O BPC, por outro lado, se move em duas direções. Aplicam-se critérios de rendimentos à participação no programa bem como valores correspondentes aos níveis nacionais.
Quanto será o novo salário mínimo?
Na semana passada, o governo estipulou para 2023 um salário mínimo de R$ 1.302, valor que leva em conta apenas a evolução da inflação neste ano.
Leia em seguida: Herdeiros Podem Receber FGTS De Trabalhador Falecido; Saiba Como
Entretanto, a equipe do presidente Lula quer aprovação na câmara do salário mínimo de R$ 1.320. E como os salários do INSS são baseados no salário mínimo, também aumentarão!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Tabela FIPE 2023: Consulte A Previsão De Valores Antes De Vender Ou Comprar Seu Carro
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.