No ano de 2023, houve o aumento do salário mínimo para os trabalhadores e beneficiários do INSS. Esse aumento é devido por conta do aumento do piso salarial. Esse não poderá ser menor que a inflação registrada no ano anterior. Mas, algumas pessoas podem receber o aumento de 25% no salário do INSS. Confira quem tem direito.
O adicional de 25% é uma vantagem para quem recebe benefício por incapacidade permanente, popularmente conhecido como aposentadoria por invalidez. Para ter direito é preciso solicitar junto à Previdência Social. Contudo, não são todos os beneficiários que possuem esse direito. Confira, em seguida, como pedir.
Quem tem direito ao aumento de 25% no salário INSS?
O aumento de 25% no salário INSS é válido para quem ganha aposentadoria por invalidez, mas o beneficiário deve necessitar da ajuda de terceiros para executar as suas tarefas diárias. Portanto, esse aumento de 25% é entendido como uma ajuda para pagar serviços de terceiros. Contudo, o beneficiário precisa comprovar essa necessidade e, além disso, existe uma lista de doenças que se enquadram no pagamento do adicional. Esse adicional é de direito até se o beneficiário ganhar o teto salarial do INSS. Veja mais informações:
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Que doenças dão direito ao aumento de salário INSS?
- Alteração das faculdades mentais com grave desordem da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija acamação permanente;
- Incapacidade permanente para as atividades básicas diárias;
- Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo quando a prótese for possível;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
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Como solicitar o aumento de salário INSS na aposentadoria por invalidez?
A solicitação de aumento de 25 por cento na aposentadoria por invalidez pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS e, até, pelo telefone do INSS, número 135.
- Faça login na plataforma “Meu INSS” com seu CPF e senha;
- Na parte superior, digite o nome do serviço: Solicitação de Acréscimo de 25%;
- Na lista, selecione o seu benefício por incapacidade permanente, em seguida leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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Documentos necessários:
- Número do CPF do titular do benefício;
- Se for procurador ou representante legal do beneficiário deve apresentar também:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
O INSS dá o prazo de 45 dias corridos para concluir a análise. Para acompanhar, clique em “consultar pedidos”, encontre seu processo na lista e clique em “detalhar”.
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