O INSS está fazendo alterações em seu sistema de pagamento! Portanto, tenha atenção às novas mudanças que estão sendo realizadas. Especialmente para a nova fase do tradicional pente-fino dos aposentados e pensionistas.
O intuito da ação é verificar casos inadequados de recebimento de benefícios. Dessa forma, trazendo mais alívio aos cofres públicos.
No entanto, dessa vez, o pente-fino do INSS, que já se iniciou no mês de novembro, pode acabar afetando ainda mais pessoas. Continue acompanhando e confira como evitar perder o benefício.
Entenda o pente-fino do INSS
Deixamos claro que ninguém vai ter o benefício cortado sem ser comunicado. Portanto, saiba que o INSS envia uma notificação para pessoas com cadastro irregular ou outras pendências. Mas fique atento, a mensagem chega por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.
O intuito do INSS é realmente passar um pente-fino e revisar os benefícios. Em especial, de pessoas que recebem auxílio-doença, BPC/Loas e aposentadoria por incapacidade permanente.
Portanto, caso o INSS veja haver algum tipo de irregularidade, convocará o segurado em questão para fazer a regularização do cadastro. Todavia, ressaltamos que caso seja necessário, é preciso ir a uma agência do Instituto. Assim, o beneficiário passará por uma nova perícia.
Então, só vai comparecer à agência no dia e horário marcado pelo órgão previdenciário, se for solicitado. Caso não compareça, será cortado o benefício.
Para os segurados do auxílio-doença, por exemplo, se o médico verificar que o beneficiário está apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento é suspenso imediatamente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Evite o bloqueio
Resumidamente, para evitar a perda do benefício do INSS, basta apenas estar com o seu cadastro em dia. Mas para os casos de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não passaram por perícia médica há mais de 6 meses, ou não possuem previsão de alta, passarão automaticamente pelo pente-fino.
Leia mais: Notícia quente: Usuário do Caixa Tem pode ter R$ 1,5 mil disponíveis; Saiba como sacar
A finalização da operação do órgão previdenciário tem previsão de término em abril de 2023.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!