A notícia que mais surpreendeu aos aposentados e pensionistas nesta semana foi referente a redução de taxas tanto do empréstimo consignado quanto do cartão de crédito consignado. Mas, apesar de ter sido uma boa notícia aos beneficiários, os bancos e instituições financeiras fizeram algumas reivindicações e críticas, aderindo à suspensão do consignado. Confira agora:
Redução das taxas dos consignados
O Conselho Nacional de Previdência Social diminuiu as taxas do empréstimo consignado de 2,14% ao mês, no máximo, para 1,70% ao mês, no máximo. Já a taxa do cartão de crédito consignado passou de 3,06% para 2,62% ao mês. A decisão aconteceu na segunda-feira, dia 13.
No dia 16, foi publicada a portaria no Diário Oficial da União, aprovando que essa redução entrasse em vigor e os bancos começassem a ofertar com essas taxas de juros. Contudo, várias reviravoltas aconteceram, pois os bancos contestaram a redução de juros, alegando até que a oferta não seria viável, devido aos valores muito baixos, que impactariam em seus ganhos.
Leia mais: Benefícios consignáveis: O que são e quais são considerados? Veja a lista completa
Suspensão do consignado
Devido à redução de juros e diminuição dos ganhos pelas instituições financeiras, por ter sido alegado pelos bancos que a oferta do consignado para aposentados e pensionistas não seria viável, os bancos decidiram pela suspensão do consignado. Essa ação iniciou pelos bancos privados. Contudo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, bancos públicos, também aderiram ao movimento.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não têm condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência.
Leia mais: Atenção: Quem terá direito aos pagamentos atrasados do INSS? Veja a lista
As taxas de juros vão aumentar novamente?
O empréstimo consignado, atualmente, é a linha de crédito mais barata de ser contratada, pois é com menos risco de inadimplência, já que as parcelas descontam diretamente da conta dos beneficiários. E ela já era a mais barata antes mesmo da redução.
Prioritariamente, essa linha de crédito é voltada aos beneficiários do INSS. Como a maior parte desses beneficiários ganha apenas um salário mínimo, o consignado acaba sendo uma alternativa para conseguir uma renda extra.
Com a suspensão do consignado, muitos aposentados e pensionistas que estavam pensando em contratar a linha de crédito terão que aguardar, o que podem impactar em seu planejamento. Não há a informação de como o Governo Federal vai proceder em relação a isso.
Contudo, a suspensão do consignado pode ser um alerta e uma pressão no Ministério da Previdência. Certamente, a impossibilidade de contratação pelos beneficiários pode vir a apresentar um problema. Ainda mais se eles começarem a apresentar dificuldades financeiras.
Leia mais: Atenção: Confira o novo cartão do INSS fornecido pelo Governo Federal
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!