Como você já deve saber, é preciso prestar muita atenção nas novidades a respeito da Prova de Vida do INSS que está com novas regras.
Por meio do cruzamento de informações de mais de um banco de dados, a instituição realizará a prova de vida dos beneficiários automaticamente, bem como, buscando encontrar possíveis fraudes por parte dos beneficiários ou falhas do próprio órgão. A medida visa aliviar os cofres públicos e dar chance a brasileiros que realmente precisam, mas estão de fora do programa social. Para entender melhor o assunto e saber como se prevenir, leia com atenção esta matéria até o final.
Leia em seguida: REVISÃO DO FGTS: Veja como solicitar e garantir uma bolada na sua conta
Entenda o que é a nova prova de vida do INSS
O foco do pente fino do INSS está nos segurados do Auxílio Doença sem data para o cancelamento do benefício ou que estejam a mais de 6 meses sem atualizar seus dados no banco de informações do INSS, sem passar por avaliação e/ou perícia médica.
A previsão, é que os cortes aconteçam entre agosto e dezembro de 2023. Enquanto isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está enviando notificações aos beneficiários para que regularizem seus cadastros. Por isso, atualize sempre suas informações e mantenha-se o mais regular possível para não ter seu benefício suspenso ou cancelado.
Leia em seguida: Notícia quente: Empréstimo consignado do INSS pode render R$ 1,500 para aposentados; Veja como funciona
Confira o que fazer para recuperar seu benefício, caso necessário
Se seu benefício já foi suspenso, você pode procurar pelo motivo do cancelamento e ajustá-lo. O benefício pode voltar automaticamente. Se não voltar, você pode reabilitar nas próprias configurações do seu perfil na plataforma da instituição. Ou entre em contato com o atendimento do INSS, discando 135 e recorra à decisão do órgão.
Se o status do seu benefício se encontra “encerrado”, primeiramente, você precisará solicitar um novo pagamento do benefício. Também podendo ligar no 135. Em última ação, no caso de reconhecer injustiça ou ilegalidade da decisão do INSS, você pode mover uma ação judicial contra o instituto.
Siga algumas dicas para se manter regular
- Verifique se seus dados na plataforma do INSS condizem com a sua realidade atual, caso não estejam, ajuste-os.
- Coloque-se a disposição do Instituto para realizar a avaliação/perícia médica. Você pode até agendá-la antes que seja solicitado.
- Separe documentos que confirmem a situação que lhe dispôs a receber o auxílio.
- Verifique se há alguma notificação no portal do INSS, lhe convidando a regularizar sua situação e atenda-a.
- Conheça seus direitos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!